“Coleção – reunião de objetos, ajuntamento de coisas, arquivo, depósito, coletânea, seleção, acervo.” Viu quantas palavras remetem a essa palavra?

 

Você acha um objeto legal numa viagem e compra. Depois, vê outro do mesmo tipo numa feirinha de rua e compra também. Os amigos percebem que você curte e te dão um de presente. Quando você se dá conta, já está com uma pequena coleção! Nessa hora, pode apostar que vão acontecer duas coisas: primeiro que você não vai querer parar mais e, segundo, que com certeza vai aparecer alguém pra perguntar onde é que você vai colocar tanta “tranqueira”…

 

Levanta a mão quem nunca teve algum tipo de coleção!!! Seja de souvenirs de viagem, miniaturas, figurinhas, selos, papel de carta, moedas, chaveiros, brinquedos, discos de vinil, revistas… Enfim, tudo é colecionável e todo mundo tem ou alguma vez já teve alguma coleção. E colecionar é uma mania que ultrapassa qualquer limite de idade.

 

Coleções são assuntos capazes de revelar algo sobre seus donos – o que gostam, valorizam e apreciam. Seja porque nos remetem a uma época feliz, ou gostamos do tema, investimos no assunto ou por qualquer outro motivo nobre. Acima de tudo, o colecionismo é um hobby prazeroso.

 

Mas a questão é como organizá-las? Como caracterizá-las para não se perderem?

 

Existem infinitas possibilidades, mas uma dica muito bacana na hora de expor é agrupar os objetos em um mesmo local, assim você valoriza e realça o tamanho da sua coleção.

colecao-colheres

Quando a coleção é de objetos de tamanho razoável e que param em pé, como pelúcias, action figures, etc., colocar numa estante funciona super bem.

 

Já que a melhor decoração do mundo é a personalizada e poucas coisas são tão pessoais – e reveladoras! – quanto uma coleção, por que não deixá-la exposta?

 

Lembrando que é preciso organizar! Cada um tem sua mania e não é a gente que vai falar pra você misturar relógios de várias décadas numa mesma prateleira ou separar as “Barbies” de uma coleção!! Mas, na medida do possível, tente achar um sentido estético também. E pra isso, não tem muitas regras. Pode colocar os mais altos no fundo e os mais baixos na frente, intercalar, fazer uma prateleira só com os maiores e outra só com os menores… Isso serve também para a composição das cores. O legal mesmo é usar todas essas técnicas juntas e transferir a sua personalidade à coleção!

 

Por isso, nessa matéria seguem algumas dicas pra você fazer isso de um jeito que complementa a decoração da sua casa.

 colecao-bonecos

Na parede

Uma parede branca ganha vida e identidade com uma coleção a mostra.

O ideal é que as peças estejam perto uma das outras, criando um volume. Não tem critério, pode ser telas, obras de arte, chapéus, utensílios de cozinha, porcelanas…

 

Prateleiras e nichos

Uma das maneiras mais fáceis e práticas para agrupar e expor uma coleção. É possível encontrar prateleiras e nichos prontos desde casas de decoração até hipermercados. E vale também usar a criatividade, um skate pode virar uma linda prateleira, pois além de decorar tem um lugar certo para ser guardado.

Estantes

Mais elaborado, esse móvel geralmente já faz parte da decoração da casa ou é feito especialmente para a coleção.

Modelos, tamanhos e cores são o que não faltam na hora da escolha.

A estante com porta de vidro ajuda a proteger as peças da poeira.

colecao-latas

Coleção agrupada em um móvel

Vasos e planta, por exemplo, agrupados em cima de uma mesa no canto da varanda traz vida e o verde para dentro de um apartamento.

 

 

Antigos móveis ganham nova utilidade ao reunir alguma coleção.

 

No final das contas o principal é valorizar a coleção! Não importa se são quadros de Van Gogh ou isqueiros de padaria… Se o próprio dono não der o valor que elas merecem, quem mais dará?

Mulher, mãe, esposa, organizadora por natureza, personal organizer por escolha e amante da vida. Alegre, divertida, perfeccionista, brava, mãezona... Qualidades e defeitos, vida profissional, vida pessoal.... Assim sou eu....

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *