Estamos oficialmente no ADVENTO.

Recebe o nome de Advento as quatro semanas que antecedem o Natal.

Advento é um substantivo masculino com etimologia latina, no termo adventum, que significa vinda ou chegada.

A liturgia do Advento caracteriza-se como período de preparação, é tempo de espera, é tempo de alegria.

Receber uma visita é uma arte que temos que exercitar com frequência. Quando o visitante é ilustre, os preparativos são mais exigentes. Durante alguns dias tudo se volta para a preparação do cardápio, da roupa que vamos vestir e da arrumação da casa.

natal1

Mas é muito mais do que isso.

É um período em que devemos fazer faxina também em nossas almas e nossos corações. Tirar a poeira e teias de aranha da casa, enquanto tiramos os maus sentimentos de nossos corações: ódio, mágoa, ressentimento, inveja, egoísmo…

Afastar os móveis para fazer a limpeza e também afastar atitudes negativas como pré-julgamento, rejeição, condenação, críticas, grosseria, mentiras, maledicência, avareza, cinismo…

Limpas as janelas e limpar também o olhar, para realmente ver as pessoas à sua volta e prestar atenção aos sentimentos delas e às suas necessidades. Terminada a limpeza, aí sim iniciar a decoração.

Encher o coração de amor, ternura, respeito, compaixão e carinho.

Encher-se de atitudes positivas como acolhimento, gentiliza, generosidade…

Então, quando o dia do Natal chegar, estaremos preparados para dizer: pode entrar, seja bem-vindo, Senhor Jesus!

natal3

 

Um dos muitos símbolos do Natal é a coroa do Advento que, por meio de seu formato circular e de suas cores, expressa a esperança. Sendo uma figura sem começo e fim, representa à perfeição, a harmonia, a eternidade. Hoje é representada pela guirlanda.

A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares, conhecida em algumas regiões da Europa como “Árvore de Cristo”, ela representa agradecimento pela vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A árvore é representa pelo pinheiro que simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas.

A tradição manda não montar a árvore de uma vez, mas sim ir montando-a aos poucos. Para a árvore ficar completa dia 24 de Dezembro.

Tradicionalmente, no dia 06 de Janeiro – Dia de Reis (celebrando a chegada dos Três Reis Magos) a árvore é desmontada.

Ao montar a árvore de Natal, lembre-se de compô-la de acordo com a tradição, criando-a para carregar o ambiente onde ela está com vibrações positivas.

Algumas superstições rondam o ato de preparar uma árvore de Natal, tais como:

  • Deve ser montada e enfeitada por sete anos seguidos, sem falhas, caso contrário o ano seguinte será marcado pela falta de sorte;
  • Deve ser enfeitada de cima para baixo, respeitando as forças descendentes do Espirito Divino que vêm para nos abençoar aqui no plano físico;
  • No topo da árvore fixe uma estrela dourada, esta representa nossa estrela interior. Porém nunca ponha a estrela de ponta cabeça, se está for de cinco pontas;
  • Os enfeites alegorizam virtudes, poderes e forças espirituais que devem triunfar dentro de nós, e também dentro da casa onde está a árvore;
  • Colocar uma vela de cor amarela na base da árvore ou próxima dela representa Cristo (porém, obviamente, com segurança). Durante toda semana de Natal, acende-la para que toda árvore se transforme num carregador de energia astral altamente positivo. Recomenda-se que uma mulher (caso seja possível) gravida acenda a vela.

natal4

Essas são somente algumas sugestões de como montar sua árvore. Você pode usar outros símbolos de seu conhecimento, desde que colocados ali com muita reverência, sempre lembrando o Aniversariante.

FELIZ NATAL!!!!!

Sou Tilda Cinque fes parte da nossa equipe até setembro de 2017.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *