Já pensou em organizar as ferramentas do seu pai ou do maridão, como presente de dia dos pais? (Sim, é claro que eu sei que as suas estão organizadas. 😊) Pois é, o dia dos pais começa a se aproximar e nem sempre a gente sabe o que dar para eles, não é mesmo? Uns têm gostos muito seletivos ou caros, outros já têm tudo… Criatividade é um fator muito importante nesse momento.

Temos o hábito de pensar em presente como algo que se compra, mas muitas vezes os presentes que mais nos marcam são aqueles feitos especialmente para nós. Perceber que o outro o observou o suficiente para notar seus gostos e lhe oferecer algo construído com esforço pessoal, especialmente para você, pode ser extremamente emocional.

Seguindo essa linha menos consumista e mais intimista, imagine a surpresa que você vai causar se deixar a preciosa coleção de ferramentas dele perfeitamente organizada. Cada ferramenta com um lugar definido e ao alcance das mãos? Se o seu pai for minimamente parecido com o meu, é bem provável que ele deixe escapar uma lágrima.

Você não precisa ser profundo conhecedor de ferramentas para fazer um bom trabalho de organização. Saber a diferença entre uma chave Philips e uma chave de boca não será importante se você ao menos tiver em mente que aquelas duas ferramentas esquisitas servem para se trabalhar com parafusos.

Tudo o que você vai precisar para executar essa tarefa é bom senso, criatividade e algumas boas dicas. Eu vou ajudar nesse último quesito e, para qualquer dúvida extra, o bom e velho Google sempre estará lá para te salvar, não é mesmo?

Então, vamos colocar a mão na massa! Por onde começar?

Antes da execução do projeto, precisamos de algumas definições e preparações:

O espaço

A primeira coisa que você precisa definir é o espaço que terá para essa empreitada. Essa definição fará toda a diferença no seu projeto. Com isso, você poderá decidir se vai organizar apenas uma caixa de ferramentas, algumas prateleiras ou se pode montar um belo painel perfurado.

A frequência de uso

Esse é outro fator importante. Primeiramente, você precisa conhecer um pouco dos hábitos de utilização do dono das peças. Afinal, de nada irá adiantar você fixar aquela serra circular, que você encontrou dentro de uma caixa, sobre a bancada, se ele a usa umas duas vezes por ano, se tanto. Portanto, é preciso priorizar o acesso ao que ele usa com mais frequência.

As favoritas

Acredite, isso existe e é algo bem real naquele cantinho do coração dele, dedicado às ferramentas. Por exemplo, ele pode ter acabado de adquirir uma parafusadeira ou uma serra tico-tico e ainda estar na fase de lua-de-mel. Da mesma forma, é possível que ele tenha umas 3 ou 4 peças para serem usadas em marcenaria, que jamais usou na vida, mas que pertenceram ao avô dele e há um carinho todo especial envolvido. Reconheça essas preferências e as valorize.

Cuidado e limpeza

Muitas vezes, essas ferramentas estão mal acondicionadas há algum tempo. Consequentemente, elas estarão cobertas de poeira, restos de raspas de madeira ou limalha de ferro e com uma depreciativa camada de ferrugem. Entretanto, a boa notícia é que você pode fazer com que elas voltem a brilhar, em todo o seu esplendor. Enquanto elas recebem simplesmente um banho de vinagre branco e bicarbonato de sódio, a ferrugem desaparece. Amanhã eu posto lá no Facebook das Organizadoras o vídeo com o passo a passo. Elas parecerão ter saído direto da loja.

O projeto

Já de posse de todas essas informações e com as ferramentas limpinhas, é só escolher o melhor projeto para o seu espaço. Depois disso, é só se armar de disposição e carinho e colocar em prática o presente do papai.

As fotos desse post mostram várias referências para inspirar vocês, mas lá atrás eu também trouxe outras inspirações. Assim sendo, escolham a sugestão que mais agradar, ou que seja mais adequada ao seu espaço ou quantidade de ferramentas.

Dessa forma, você vai surpreender seu pai ou marido com um presente que ele nunca vai esquecer. Vai ser muito mais marcante do que uma bela camisa. Isso eu garanto.

#MônicaCamargo

#Vidafacilorganizacao

Mulher, agitada, "quase" perfeccionista, dona de um estilo eclético e interesse nas mais diversas áreas. Depois que eu me espalho, só a organização me junta!

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *