Aqui na minha cidade, Florianópolis, as aulas já retornam hoje…..um pouco fora do padrão do resto do Brasil? Não sei….só sei que hoje retomamos a nossa rotina.

Acordar mais cedo, se patrulhar mais com os horários, lição de casa, preparar os lanchinhos, rever o cardápio, enfim…vida dos pequenos voltando ao “normal”.

 

Agora a pergunta…..nesse retorno de volta as aulas precisamos considerar um início? Igual no começo do ano?

O grau de exigência é o mesmo? Material novo, uniforme novo, mochila nova, e agora?!

 

Bom….mais ou menos…

 

O grau de exigência não é o mesmo, mas de toda forma vamos às considerações gerais…..

 

Passados 6 meses de aulas alguns lápis de cor já se acabaram, algumas canetinhas já estão com a ponta afundada, algumas camisetas do uniforme já se desgastaram, a mochila precisa de um bom banho…….meu Deus!!!

 

Calma!! Não se desespere. Basta um pouco de atenção a alguns detalhes e tudo se resolve.

 

Então vamos lá!!! Siga essas dicas que darei e seu retorno às aulas será bem tranquilo.

 

Pegue a mochila do seu pimpolho e confira:

 

  • Tire tudo, esvazie a “coitada”. Jogue fora todos os papéis desnecessários, guarde alguma recordação (algum desenho que julgue marcante, algum bilhetinho que no futuro gere boas lembranças) é hora do banho. Normalmente não costumamos lavar com água e sabão alguns modelos de mochilas, principalmente as de rodinhas, mas veja qual é o material e limpe de acordo com as recomendações. Tem algumas que só mesmo a boa e velha amiga máquina de lavar que resolverá a sujeira…..principalmente as mochilas de meninos.

 

 

 

  • Próximo passo, o estojo. Nesse caso são vários detalhes:

Lápis de cor, é hora de repor alguns que já se acabaram. Tem umas cores mais usadas pela criançada…..azul, vermelho, amarelo…essas pode contar…..estão só no “toquinho”!

Existem algumas lojas que vendem lápis avulsos. Aproveite e compre mais de um para essas cores. Eu costumo guardar os lápis de cor do ano passado, sempre tem alguma cor que consigo garimpar e trocar nesse momento.

 

 

Canetinhas, com elas é mais complicado, é difícil a loja que vende avulso. Dependendo de quantas canetinhas não estiverem funcionando mais vale comprar um estojo novo. Eu compro no começo do ano, um modelo de melhor qualidade, mais caro, mas vale o investimento, que é a ponta vai e vem, funciona como se ela tivesse uma mola interna que permite a ponta afundar e voltar ao normal. É uma ótima pedida, desde que eu descobri esse modelo não precisei mais comprar outro estojo no meio do ano.

 

 

Lápis de escrever, normalmente, no início do ano, colocamos vários dentro do estojo. É hora de rever isso. Ver se precisa reabastecer e colocar mais um lote. Os que restaram se precisam ser apontados, jogar fora os pequenos que não servem mais.

 

 

Lapiseira, as de marcas boas duram bastante, só precisa repor o estojinho de grafites. Atenção na hora da compra de acertar a espessura do grafite.

 

 

Itens complementares, borracha, apontador, régua, compasso, corretivo e qualquer outro item que vá dentro do estojo…….tudo isso, comprado no início do ano, é para estar em perfeito estado, no máximo a borracha tem que ser substituída, mas todo o restante basta só um check list.

 

 

Ahhhh….e claro….o estojo também merece um bom banho!!

 

É hora também de rever se todos esses itens estão com nome ou se precisa de algum reforço.

 

  • Ainda falando das coisinhas que ficam na mochila….Cadernos, livros, apostilas, agenda…..tudo isso não mexemos….é uma continuidade do ano!! No máximo repor algum caderno que esteja acabando, encapar algum novo livro que entrou no meio do caminho e não deu tempo de encapar……

 

 

 

Bom….visto a mochila e tudo que está dentro dela, é hora de passarmos para a lancheira (claro, para quem usa!)

Embora a lancheira seja uma peça que limpamos quase que diariamente, é a hora de um banho mais caprichado. Vale uma lavagem na máquina, ou com algum produto mais específico, mais forte. Pensando naquelas manchas mais difíceis de sair e que já estão impregnadas. Em último caso optamos por uma troca. Mas não é a ideia. Posto que estamos só no meio do ano, e que o “legal” mesmo é iniciar o ano com tudo novo……dessa forma ensinamos a criançada um pouco de responsabilidade e limites.

 

 

 

Hora de falarmos dos UNIFORMES!!!!!!!

Eu compro uniforme só uma vez por ano, no início do ano. Tem quem prefira dividir em duas vezes. Início e meio do ano. Então reúna todos os uniformes e veja todos os detalhes. Camisetas manchadas, calças rasgadas, blusão com zíper emperrado. Monte os conjuntos e veja o que está faltando. Às vezes só uma boa lavagem, mais profunda do que habitualmente já resolve. Abuse dos produtos de pré-lavagens, dos molhos com água fervente e veja se fica bom. Apele para os serviços de costura e resolva tudo. Caso veja que realmente terá que comprar algumas peças, programe-se para fazer isso antes das aulas começarem.

Veja se não tem nenhum uniforme perdido por aí…com algum amigo, esquecido na escola e se reorganize!!!!

 

 

 

Ah….e claro!!!! Nome em tudo. Existem várias opções para isso….canetões que escrevem em tecido, etiquetas auto adesivas especiais para tecido, bordar, é só escolher e mandar bala.

 

Bom…..falei da mochila e tudo que guardamos dentro dela, falei da lancheira e falei do uniforme. Outro detalhe importante que é bem interessante falar é sobre o lanche escolar…..tão questionado entre as mães.

 

Tem quem prefira comprar na cantina e tem quem opta por mandar de casa. O que eu posso falar sobre…..

Existem cantinas que oferecem lanches balanceados, visando à saúde e a boa alimentação, para escolas assim eu recomendo que abuse da cantina.

Agora tem algumas cantinas que se dizem “saudáveis”, mas oferecem lanches gordurosos, sucos de caixinhas de marcas desconhecidas e bolos super calóricos…daí é hora de pensar se vale a pena investir nessa alimentação.

 

 

Como já se foram 6 meses de aula, conseguimos medir a qualidade da cantina. Daí vai de acordo com o que se deseja para os pimpolhos.

No meu caso, a cantina da escola dos meus 3 filhotes é dessas não tão saudáveis (deliciosa mas nada fitness), então combinamos que na sexta é dia de comer aqueles bolos altamente desejáveis, mas no restante da semana sou mais rigorosa.

Planejo um cardápio mais light no início do mês, conto os dias bem certinho e faço compras no mercado. Dessa forma controlo a alimentação e o financeiro também.

 

Prontíssimo!!!!

 

Tudo planejado para volta às aulas!!!!

 

E aí….gostaram das dicas? Foram úteis?

Agora é respirar fundo, pegar fôlego e recomeçar!!!!!!! Ou se precisar de uma mãozinha é só me chamar.

 

Fabíola Sigismondi – A personal organizer de Florianópolis/ SC.

Facebook/ Instagram

Cel. (48) 99181-9117

 

Tem outra matéria, escrita por outra Organizadora falando sobre “Dicas para uma boa rotina de Estudo”, confira aqui e veja se ajuda no dia a dia do pequeno!

 

Beijos, ótima semana a todas e um maravilhoso recomeço de ano!!

Mulher, mãe, esposa, organizadora por natureza, personal organizer por escolha e amante da vida. Alegre, divertida, perfeccionista, brava, mãezona... Qualidades e defeitos, vida profissional, vida pessoal.... Assim sou eu....

1 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *