As árvores de natal já estão espalhadas por vitrines e shoppings, parece cedo para pensar em natal, pois ainda nem chegamos a metade de novembro. Mas você sabia que essa é a melhor hora para se organizar e iniciar as compras de natal??? Parece exagero, mas vou mostrar pra como fugir da correria e filas, se começar a organizar tudo essa semana!

Faltam 43 dias para o natal, que esse ano cai em uma terça-feira (25/12).

Vantagens de se programar:

Ganho de tempo – O final de ano é sempre corrido e com agendas lotadas e apertadas, mas se temos mais dias para comprar os presentes conseguimos ganhar tempo para fazer outras atividades relacionadas ou não com as festas de final de ano.

Tranquilidade – Você consegue fugir do stress do final de ano de shopping e lojas lotadas.

Economia $$ –  Pode ser que em valores você não economize, mas comprando com uma antecedência você consegue pesquisar mais e ainda se programar melhor com o gasto de salário de novembro e dezembro.

Por falar em economia é sempre bom colocar na agenda o Black Friday, mesmo o nosso não sendo lá grandes coisas, mas você pode encontrar bons descontos para os presentes de natal.

O Black Friday ocorre no dia 23/11

 

Entrando no clima natalino! 

FAÇA UM ORÇAMENTO. Coloquei em maiúsculas por que isso é realmente muito importante! Existem diversas pessoas que gostaríamos de presentear, mas se você não for uma das raras pessoas que não tem “problema” com dinheiro, vá fundo! Caso contrário, orçamento é indispensável para que as compras de natal não se tornem uma dor de cabeça para o ano que vem! Em época de crise, é preciso ter cautela, por isso colocar tudo na ponta do lápis ajuda a não se perder nas contas.

Veja quanto dinheiro, no total, você pretende gastar com presentes! Programe até o tipo de pagamento, se pretende pagar a vista ou parcelar algumas coisas. Programar as contas no cartão é sempre bom pra não ter estourar o limite do cartão e nem ter surpresas com a fatura no mês seguinte.

Com um valor definido (ou um teto de gastos) é muito mais fácil sair para as compras, assim você já não perde tempo olhando itens que extrapolariam esse teto, não perde tempo nem tem imprevistos com presente.

Faça uma lista dos presenteados! Inicie adicionando todo mundo que você gostaria de presentear e de acordo com o seu orçamento pode ir riscando alguns nomes. Com uma lista de nomes definidas você consegue começar a pensar nos presentes, isso faz com que você refina a sua lista de orçamento. Você já consegue aproximar o valor gasto com cada pessoa. Lembrando que os presentes de natal não são só aqueles que você pretende dar no dia 24. Existem diversas “lembrancinhas” que costumamos lembrar em cima da hora.r. Não esqueça de ninguém!

  • Família e amigos – parentes ou pessoas que vais passar a ceia de natal ou queres presentear nessa época.
  • Trabalho – pode ser colegas de trabalho, funcionários, fornecedores ou até clientes que pretendes presentear.
  • Escola – Normalmente para quem tem criança em casa: professores, ajudantes, colegas…
  • Amigos secretos – Não temos como saber quem iremos pegar com tanta antecedência, mas já adicione a sua lista esse gasto, se você pretende entrar em algum amigo secreto/oculto.

Com uma lista de presenteados e possíveis presentes, é muito mais fácil programar onde vai acontecer as compras, lojas físicas ou internet!? Esse ponto é importante, pois compras pela internet tem um tempo de entrega, quanto mais próximo do final de ano mais congestionado é o frete, comprando com antecedência além de poder pesquisar para conseguir um melhor preço, você assegura que o presente vai chegar a tempo!

Utilize essa lista com [Presenteados | Presentes | Lojas | Valores] para programar suas próximas semanas e aproveitar idas a shoppings ou as proximidades de lojas onde pode ter o presente pensado, podem te economizar gasolina e tempo.

Não esqueça de criar um “Dead Line”, uma data limite para que todas as compras estejam feitas, assim você não relaxa tanto e acaba levando as compras até a véspera de natal, o que inutilizaria todo seu esforça de se programar com antecedência. Uma data boa é dia 17/12, você fica com a última semana antes do natal livre para focar na ceia, na viagem ou no que pretender fazer para a data!

Com essa programação feita e iniciada as compras, a sua sala vai ficar ainda mais bonita com a árvore de natal repleta de presentes!!!

Espero que tenha gostado das minhas dicas e fica aqui o link de outro post sobre Como ter um final de ano tranquilo!

Boa Semana! =)

 

 

 

 

Nasci em Florianópolis/SC, 33 anos, casada com o José Vitor e mãe da Ana Rosa. Sou formada em Designer de Interiores e Personal Organizer certificada.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *