O ano já começou, as contas continuam chegando e já já é hora de fazer a declaração do IR! E é nessa hora que muita gente constata que a papelada do ano que passou está aquela bagunça!! Recibos desaparecidos, contas atrasadas, contratos vencidos e tudo junto e misturado naquela gaveta do terror!

Te digo: respira fundo, leia as dicas a seguir e dedique um tempinho para organizar de uma vez por todas sua papelada. Te garanto que sua vida burocrática vai ficar muito mais simples!

Primeira coisa: tenha em mente que comprovantes de pagamento, entre outros documentos, precisam ser guardados por um certo tempo (que varia de acordo com cada documento). A exigência para a maioria são 5 anos.

Com isso em vista, organize-se para otimizar espaço e ter tudo o que precisa, organizado e acessível:

  1. Tenha uma espécie de “caixa de entrada” para deixar as contas “ a pagar” e demais docs que chegam e dependem de uma ação rápida. Esta caixa de entrada precisa estar sempre à mão, tipo na sua mesa de trabalho para que você sempre se lembre de tomar as ações necessárias;

  1. Tenha um arquivo para o ano corrente, dividido com as categorias de contas que te atenderem (água, luz, condomínio, aluguel, escola, cartão de crédito, etc). Uma opção é utilizar uma pasta sanfonada que ocupa pouco espaço, e pode estar acessível para que você consiga arquivar com facilidade sua documentação;

  1. Mantenha um segundo arquivo para os documentos antigos, dos 5 anos anteriores. Eu costumo colocar essas contas (que já foram agrupadas em categorias durante o ano e portanto estão organizadinhas) em um plástico daqueles de fichário, identificar por ano e guardar tudo em uma caixa de arquivo.

Raramente eles serão usados, mas há uma exigência legal, portanto, melhor cumprir.

  1. Para o IR, lembre de manter os recibos de médicos que podem ser dedutíveis assim como pagamentos de escolas entres outros dos dependentes. Guarde também os informes de rendimento que receberá no início do ano.

Tudo isso pode estar categorizado na pasta do ano corrente e depois é só mandar para o contador.

 

Mão à Obra e Boa Sorte!

Karina fez parte das Organizadoras até julho de 2017.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *