“Se livrar da bagunça elimina 40 % do trabalho doméstico em uma casa mediana. 80% da bagunça na maioria das casas é resultado de desorganização, e não falta de espaço.” Ottawa Citizen, 1/04/03, Shelley Page.

 

2017 começando, retorno das férias, das festas, do descanso…..energias devidamente carregadas, pronta pra enfrentar mais um ano! Que tal começar pela organização do armário? Afinal esse é o nosso ponto de partida para tudo……

E quer lugar mais íntimo e pessoal, que reflete o nosso estado de espírito, do que o lugar onde guardamos nossas roupas? Em especial, a organização de armários e closets, é um dos itens de maior importância para o equilíbrio das pessoas, e o serviço que mais nos é solicitado.

Lugar correto para cada item, sejam eles roupas, acessórios, sapatos, bolsas. A necessidade de um espaço adequado para tudo isso é muito importante para não se desperdiçar tempo. Saber o que fazer com peças sem pares, desnecessárias, fora de moda e até mesmo sujas e manchadas, é um bom começo.

Não importa o tamanho nem a quantidade, o que importa é otimização deste espaço e a facilidade em sua manutenção e ordem.

Um armário organizado gera aumento de espaço útil, agilidade na busca por itens em qualquer tempo e acima de tudo maior durabilidade e melhor conservação das peças.

 

Faça a si mesmo perguntas do tipo:

Esta roupa fica bem em mim?

Há quanto tempo eu não uso esta roupa?

Haverá alguma ocasião para usar esta peça?

Por que devo manter esta roupa?

Com quais outras peças do meu guarda-roupa este acessório combina?

 

 

Algumas atitudes fazem com que a ordem seja mantida, e hoje darei algumas dicas rápidas e práticas para iniciar uma organização em seu armário/ closet para começar o ano com o pé direito.

 

  • Tire tudo do armário e limpe com pano úmido e vinagre de vinho branco. Deixe arejar por 2hrs aproximadamente. Faça essa limpeza mais específica, duas vezes por ano. Esse procedimento evita a formação de mofo e aquele cheiro característico.

 

  • Doe, conserte ou jogue fora tudo o que você não precisa mais ou está precisando de reparos. Aquilo que não vale a pena ser consertado nem serve para doação, como meias e lingeries velhas e furadas, brincos sem par e roupas manchadas, devem ser descartadas sem pensar duas vezes. Seja bastante criterioso em relação as suas roupas, senão você corre o risco de continuar sem espaço.

 

  • Padronize os cabides – Tudo para o mesmo lado, do mesmo modelo. Faz uma diferença e tanto!! Um visual mais limpo é mais fácil de ser mantido. Cabides slim de veludo ajudam a ganhar espaço no varão.

 

  • Ganchinhos no armário para pendurar gravatas e cintos pela fivela são ótimos, pois muitas vezes os cintos enrolados acabam ficando com o couro rachado e ressecado. Use também para pendurar colares.

 

  • Identifique o que é de pendurar e o que é de dobrar – Peças de tricô, lã e linha, devem ser mantidas dobradas. Camisas e jaquetas é melhor que fiquem penduradas, em cabides grandes.

 

  • Gavetas – Priorize as peças miúdas. Peças íntimas, praia, ginástica, lenços, meias, shorts, pijamas e camisetas.

 

  • Separe as roupas por estação – Para quem tem pouco espaço, uma boa saída é guardar as roupas “fora da estação” em outros compartimentos, em “space bags” (‘lacram’ a roupa impedindo a entrada de ar e outros agentes além de reduzir muito o espaço de armazenamento), sacos de tnt ou de algodão com visor. Podem ficar dentro de caixas transparentes nos maleiros. Nunca guarde roupas dentro do saco plástico vindo da lavanderia, pode ficar com aquele cheiro indesejável de “cachorro molhado” e para tirar isso, só lavando de novo.

 

  • Prateleiras – deixe frestas entre as pilhas para garantir uma ventilação, para facilitar o manuseio e não faça pilhas muito altas.

 

  • Para peças íntimas conte com as inúmeras opções de divisores para cada peça. Colmeias rígidas, sanfonadas, em tnt, plástico. Use e abuse dos produtos organizadores.

 

  • Organize as roupas pela ordem de cores, pelo comprimento (regatas, manga curta e manga longa) e pela estação.

 

  • Utilize caixas com furos para os sapatos menos usados, assim eles ventilam. E os de uso diário, tente não guarda-los imediatamente após o uso, coloque-os para arejar e se possível passe um pano seco antes de guardar.

 

  • Pendure os colares em ganchos.

 

  • Roupas de cama e de banho podem ser colocadas em um roupeiro, armário específico para isso ou em prateleiras. O melhor é que sejam separadas por “família”/ “função” ou por jogos guardados em capas.

 

  • Mantenha a ordem. Não deixe uma montanha de roupas virar atração principal do ambiente. Quando tirar uma peça que não for usar, guarde-a imediatamente e no mesmo lugar.

 

  • Se você não ver, não vai usar. Esta regra é inviolável. Se você quiser usar todos os seus acessórios e roupas, esqueça as caixas coloridas. Utilize caixas transparentes, empilháveis e que permitem a ventilação.

 

Se você é ligado em moda, gosta de deixar “looks” montados, esta sempre renovando o seu “arsenal”, gosta de inspirações, de catalogar tudo o que tem para facilitar futuras compras, pode fazer da tecnologia seu aliado. Existem alguns aplicativos para os smartphones que podem te ajudar. O Closet, Alice´S Wardobre, StyleBook e o Stylish Girl, são bons exemplos.

 

Agora mãos a obra e “bora” começar o ano.

Até a próxima!!

Mulher, mãe, esposa, organizadora por natureza, personal organizer por escolha e amante da vida. Alegre, divertida, perfeccionista, brava, mãezona... Qualidades e defeitos, vida profissional, vida pessoal.... Assim sou eu....

2 Comments
  • Olá
    Gostaria de saber o valor do teu trabalho Tenho um closet pequeno e um armário antigo
    No quarto com roupas
    Mas tenho outras peças que gostaria de organizar melho. Eu
    Sou muito ORGANIZADA mas minha coluna anta mal
    Aguardo
    Obrigada abraço
    Lou. 992770022

    • Olá! Boa noite.
      Você é de qual região?
      Posso te ligar para conversarmos melhor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *