Como melhorar o ciclo de roupas

Definitivamente o ciclo de roupas é umas das coisas mais chatas e cansativas das atividades domésticas!!!

CICLO DE ROUPA – Compreende todas as tarefas feitas com a roupa desde do momento em que ela fica suja até a hora em que volta ao armário!

Esse post levou muitas semanas pra ser feito, pois eu estava testando aqui em casa táticas pra facilitar esse ciclo interminável que é o clico de roupa em casa!

O ciclo compreende diversas etapas:

  • Colocar a roupa no cesto de roupa suja ou tulha;
  • Separar roupas para lavar;
  • Lavar a roupa (à mão ou na máquina de lavar);
  • Estender a roupa;
  • Recolher a roupa do varal;
  • Passar a roupa (essa etapa é discutível);
  • Guardar a roupa nos ármarios.

Parece simples a primeira vista, mas normalmente quando estamos na etapa de recolher a roupa, a tulha já está cheia novamente ai ocorre que um ciclo nem finalizou e outra já começou, quando isso ocorre a probalidade das coisas sairem do nosso controle é grande. E quando isso ocorre o ciclo de roupa nunca mais termina, pois ou sempre tem roupa na tulha, na máquina, no varal, pra passar e tudo simultaneamente!

Pra tentar amenizar isso polui algumas dicas testadas e aprovadas por mim! =)

1 – Se você não mora sozinha, SEMPRE envolva outros moradores da casa nesse ciclo!

Trabalho doméstico é algo exaustivo e nada valorizado, cuidar das roupas de todos da casa não deve ser uma obrigação de apenas 1 pessoa, peça ajuda, nem que seja em coisas simples como guardar a roupa de volta no armário ou até colocar a roupa suja na tulha! Assim você começa a ensinar os demais moradores da casa que trabalho doméstico é algo natural e que todos devem participar!

2 – Tenha um cesto de roupa suja dentro do quarto ou closet.

Um cesto de roupa no local onde você troca de roupa facilita na hora de “descartar” a roupa para lavar. Tulha no banheiro faz com que só coloquemos as roupas sujas que tiramos pra tomar banho, lembrando que nem sempre depois de usar uma roupa ela precisa ser lavar e não trocamos de roupa só na hora de tomar banho. Se isso ainda não te convenceu, pense: a quantidade de roupa que podemos jogar pelo quarto é bem maior do que dentro de um banheiro.

3 – Seleciona dias para lavar roupa!

Não lava roupa sem um calendário! Se programe! Cada casa é um caso, isso vai variar desde a quantidade de pessoas na casa até o tempo disponível que você tem pra cuidar da roupa! Mas uma calendário semanal ajuda a você prever eventuais problemas no ciclo das roupas!

Aqui em casa marquei de lavar roupas na segunda, quarta e sexta! Assim consigo me programar pro varal estar disponível pra próxima leva de roupa. Lembrando que no verão tem dia que a roupa seca em 4horas, já no inverno pode levar mais que 1 dia!

4 – Lave as roupas sempre na primeira hora da manhã!

É muito mais proveitoso lavar roupa logo cedo, pois assim você ganha o dia todo para secar e se precisar bater novas máquinas isso pode ser feito em apenas 1 dia!

5 – Eleja dias separados para lavar roupas de cama, mesa e banho!

Pra quem mora em apartamento ter espaço para estender roupa de casa e toalhas é sempre um desafio, então nada melhor que separar um dia apenas para elas, assim o varal está livre apenas pra elas.

6 – Use saquinhos para otimizar as lavações!

Já ouviu falar em saquinho com zíper usados para separar a roupa dentro da máquina de lavar? Se não conhece, vou te apresentar! O nome é esse mesmo, saquinho para lavar roupa, ele te a ajuda a “misturar” as roupas sem danificar. Na prática ela deixa você colocar roupas pretas com brancas sem que as roupas pretas fiquem cheias de penugem branco e vice versa.

Lembrando que sempre precisamos cuidar pra não misturar tecidos que soltam tinta pra não ter aquela surpresa desagradável!

Mas esses saquinhos fazem com que você consiga bater uma máquina cheia de camisetas e lingerie, ao mesmo tempo! Com as ligeiros dentro do saquinho ele proteje elas do entorse esgarçamento que a máquina causa, do atrito com as outras roupas e de possíveis penugens que as camisetas de algodão poderiam soltar.

Um saquinho simples vai você bater menos máquinas, economizando tempo e dinheiro!

7 – Cuide da roupa enquanto ela seca!

Essa dica pode parecer idiota, mas não é. Quando digo cuidar é verificar durante o dia se alguma peça já está seca, assim você já pode ir tirando ela e abrindo mais espaço pra circulação de ar, ajudando a secar o restante da roupa mais fácil. Essa dica é principalmente boa para dias nublados e úmidos onde o varal es tá cheio e parece que não vai secar nunca!

8 – Invista em produtos de qualidade!

Essa dica é principalmente pra quem não gosta ou não passa roupa! produtos de qualidade ajuda a deixar as roupas mais macias, ou seja, menos amaçadas. Você gasta um pouco mais nos produtos mais economiza na hora de passar roupa!

9 – Cuidado na hora de estender!

Nada de roupas a montadas no varal, deixa as roupas o mais esticada (lisinha) possível. Assim a roupa seca mais rápido e bem menos amaçada!

10 – Estenda roupas que ficam em cabides, nos cabides!

Isso facilita na hora de guardar, pois é só levar o cabide com a roupa pro armário. E a roupa já sai esticadinha (ou seja MUITO menos amaçadas)!

11 – Sempre estenda a roupa do lado certo!

Cuide na hora de estender, não coloque roupa virada do avesso, isso vai tomar ainda mais o seu tempo na hora de recolher a roupa do varal. E não colabora com a ideia de deixar as roupas menos amaçadas!

12 – Estenda roupas semelhantes juntas!

Na prática a ideia é estender próximo roupas que terão o mesmo destino. Isso facilita na hora de guardar, pois você vai recolher e acabar deixando elas próximas, te economiza tempo na hora de separar as roupas.

13 – Sempre estenda as meias em pares!

As vezes parece que a máquina comeu um par da meia, não é!? Mas gaste um pouco mais de energia e junte os pares das meias e deixe secar juntas. assim você terá um trabalho a menos nas próximas etapas!

14 – Tenha um cesto de roupa para passar!

Nem que seja só pra levar a roupa do varal pros armários! E cuide para que esse cesto tenha um fundo firme e liso, para que você não embole toda a roupa que vc pendurou cuidadosamente no varal ali.

15 – Dobre as roupas quando tirar do varal!

Sei que essa dica é difícil, pois a maioria das pessoas me relatam que recolher roupa é uma das coisas que mais detesta (só perde pra passar roupa)! Mas se você conseguir ir dobrando as roupas na medida que você for recolhendo, você encurta as etapas seguintes. Se as roupas forem colocadas pra passar, estar com elas dobradas ajuda a manter “o liso” que você cuidou tanto na hora de estender. Com a roupa pouco a amassada, passar vai ser bem mais simples.

Se você não pretende passar, então você está quase terminando o ciclo, pois agora é só colocar nos armários!

16 – Deixa cada uma guardar a sua roupa!

Já que você cuidou de todo ciclo das roupas, nada mais justo que cada um guarde a sua roupa, ainda mais ela já estando dobradinhas! Dica, deixe dobradas em cima de alguma superfície extremamente usada e aparente. assim não existe desculpa pra protelar esse trabalho!

Se você tem crianças pequenas, chame elas na hora de guardar e mostre como você faz, deixe a criança colocar algumas peças no lugar, assim você já vai ensinando como se faz e futuramente ganhas mais um parceiro pra atividades domésticas!

Ufa! Acho que é isso!!! Pegue essas dicas, leve para a sua realidade, use o que for útil e ajudar a deixar mais leve esse ciclo de roupa!

Se você tiver mais alguma dica sobre o ciclo de roupa, mande para gente nos comentários!

Boa semana a todos!

Nasci em Florianópolis/SC, 33 anos, casada com o José Vitor e mãe da Ana Rosa. Sou formada em Designer de Interiores e Personal Organizer certificada.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *