1ª matéria do ano…..
Que demora né?!?!
O ano começou há um tempinho e só agora que retomo as minhas atividades normais….
E você sabe o porquê disso?
MUDANÇA!!!! DE CASA!!! DE ESTADO….DE TUDO…..
Cá estou novamente em minha terra querida, Florianópolis – SC! Mudança completa, família, filhos e marido, mobília, animais de estimação (no caso só eu tenho 3….2 cachorros e 1 gata), carreira profissional na bagagem e tudo o que envolve a minha vida….
Por escolha própria, uma vontade imensa de voltar para o convívio da família e a expectativa de uma vida mais tranquila para a criação de 3 filhos pré adolescentes, voltamos para Floripa.
Sim….voltamos, já moramos aqui na ilha….Minha família é daqui.
Pra quem me acompanha, viu, (e para quem não me acompanha deixei o link aqui embaixo para ver e seguir) em dezembro, vários vídeos mostrando as etapas da mudança. Os desapegos que fiz, a organização das caixas, a logística e algumas dicas que dei sobre mudança.
Youtube – Fabíola Sigismondi Organizer
Mas e ai?! E o depois?! E a chegada? A organização daqui?! Como tudo ficou?!
Turminha do meu Brasil…..cheguei com filhos, caixas, animais, marido, férias, final de ano, Natal, presentes, praia, visitas….Ahhhhhhhh!!!!
O QUE EU FIZ?!?!?!……..
Nada!!!!!!! “Simbora” curtir as férias com os filhotes. Praia, visitas, família, reencontrar os amigos, “mamys” em casa, estar junto……não tem preço que pague!!!
Organizei todas as roupas, a cozinha, a despensa, a lavanderia e deu!!!! Basta para o momento.
Fiquei mais perto dos filhos, brinquei, vimos várias séries, curti os bons momentos, me aproximei mais do dia a dia da casa, que acabamos ficando mais afastadas no decorrer do ano no turbilhão da vida corrida e quer saber?!?! Gostei!!!!
Coloquei todo mundo pra trabalhar…..um tirava pó, um lavava a louça, outro lavava a sacada……tudo caminhando, todos participando….
Mas……
Um ponto me incomodou, me tirou do sério, me fez perder a paciência e rever alguns conceitos…….
Roupa suja!!!! Elas se multiplicam!! Dão cria, se proliferam a todo instante e em todos os lugares….
E um detalhe mais “irritante” ainda….Como tiramos essas roupas?! Onde jogamos?!?! Quem coloca na máquina de lavar?! Qual o tamanho ideal do cesto de roupa suja? Espero encher o cesto para lavar a roupa?
Fala sério mãe!!!
– “Desenrola essa meia!”
– “Desembola essa fronha!”
– Desvira a camiseta!”
– “Cadê o par dessa meia?!”
Quem nunca falou isso para seus filhos?! E para o marido então?!
Pois é, aqui em casa também acontece isso!!
Daí eu te pergunto…..
- Como educar os filhos para essa tarefa?
- Como cobrar isso deles?
- Quando devemos ensinar isso a eles?
- Isso se ensina?
Boa pergunta!
Simmmmmmm……claro que sim!!
Como tudo nessa vida se aprende, a nossa missão, missão das mamães de plantão, é ensinar, desde pequenos, sempre, insistentemente, todos os dias a rotina da casa. Nos mínimos detalhes, em cada ação, em todas as tarefas, o mais detalhadamente possível.
Então vamos as dicas mais específicas ligadas a roupas e que servem para todos:
- Escolha um lugar fixo na casa para centralizar a roupa suja. E não esqueça de mostrar a todos.
- Use cestos para armazenar as roupas.
- Não espere o cesto de roupas abarrotar para lavá-las.
- Estipule dias certos para lavar as roupas e seja criteriosa.
- Ensine a todos a importância de desvirar as roupas na hora de colocá-las no cesto. Meias, peças íntimas, camisetas……Insista!
- Na hora de estender as peças, deixe-as o mais esticadas possíveis. Isso vai auxiliar na hora de passar roupas.
- Prefira cabides a pregadores na hora de estender a roupa. Dessa forma você evita as marcas na peça e facilita na hora de passar.
- Confira se as meias estão aos seus pares. Caso contrário, nem lave, procure imediatamente. Dessa forma fica mais difícil perder.
E agora as dicas ligadas diretamente aos filhos:
- Incentive seus “pequerruchos” à todos os instantes;
- Crie interesse nas tarefas domésticas;
- Ensine bem explicado o que você quer, faça com ele quantas vezes forem necessárias até ele aprender;
- Ensine de uma forma que as tarefas se tornem divertidas;
- Coloque metas a serem cumpridas e comemore toda vez que o resultado for positivo.
- Mostre a eles a importância de ajudar em casa.
- Dê exemplos concretos….afinal o “Rodrigo Wilbert” serve para diversas coisas….kkkk!!
- Não ache engraçada a bagunça causada por eles.
- Diga NÃO quantas vezes forem necessárias. Mas sempre com firmeza e muito carinho.
- Mostre a eles que cada um tem a sua tarefa, faça-o com que os pequenos se sintam importantes na manutenção da casa.
E claro……repita isso quantas vezes forem necessárias. Até todos entrarem na rotina.
Com insistência, perseverança e muita união essas pequenas tarefas da casa não se tornam tão maçantes e desgastantes só para uma única pessoa.
Ensine seus “filhotes” e depois me conte se deu certo!!
Até a próxima.
Enfim o outono...... | Organizadoras
março 20, 2018[…] Lavanderia e filhos – dicas para uma boa relação entre eles…. […]