1ª matéria do ano…..

Que demora né?!?!

O ano começou há um tempinho e só agora que retomo as minhas atividades normais….

E você sabe o porquê disso?

MUDANÇA!!!! DE CASA!!! DE ESTADO….DE TUDO…..

 

Cá estou novamente em minha terra querida, Florianópolis – SC! Mudança completa, família, filhos e marido, mobília, animais de estimação (no caso só eu tenho 3….2 cachorros e 1 gata), carreira profissional na bagagem e tudo o que envolve a minha vida….

Por escolha própria, uma vontade imensa de voltar para o convívio da família e a expectativa de uma vida mais tranquila para a criação de 3 filhos pré adolescentes, voltamos para Floripa.

Sim….voltamos, já moramos aqui na ilha….Minha família é daqui.

Pra quem me acompanha, viu, (e para quem não me acompanha deixei o link aqui embaixo para ver e seguir) em dezembro, vários vídeos mostrando as etapas da mudança. Os desapegos que fiz, a organização das caixas, a logística e algumas dicas que dei sobre mudança.

 

Youtube – Fabíola Sigismondi Organizer

 

Mas e ai?! E o depois?! E a chegada? A organização daqui?! Como tudo ficou?!

 

Turminha do meu Brasil…..cheguei com filhos, caixas, animais, marido, férias, final de ano, Natal, presentes, praia, visitas….Ahhhhhhhh!!!!

 

O QUE EU FIZ?!?!?!……..

 

Nada!!!!!!! “Simbora” curtir as férias com os filhotes. Praia, visitas, família, reencontrar os amigos, “mamys” em casa, estar junto……não tem preço que pague!!!

Organizei todas as roupas, a cozinha, a despensa, a lavanderia e deu!!!! Basta para o momento.

 

Fiquei mais perto dos filhos, brinquei, vimos várias séries, curti os bons momentos, me aproximei mais do dia a dia da casa, que acabamos ficando mais afastadas no decorrer do ano no turbilhão da vida corrida e quer saber?!?! Gostei!!!!

Coloquei todo mundo pra trabalhar…..um tirava pó, um lavava a louça, outro lavava a sacada……tudo caminhando, todos participando….

 

Mas……

 

Um ponto me incomodou, me tirou do sério, me fez perder a paciência e rever alguns conceitos…….

 

Roupa suja!!!! Elas se multiplicam!! Dão cria, se proliferam a todo instante e em todos os lugares….

 

 

E um detalhe mais “irritante” ainda….Como tiramos essas roupas?! Onde jogamos?!?! Quem coloca na máquina de lavar?! Qual o tamanho ideal do cesto de roupa suja? Espero encher o cesto para lavar a roupa?

 

Fala sério mãe!!!

 

– “Desenrola essa meia!”

– “Desembola essa fronha!”

– Desvira a camiseta!”

– “Cadê o par dessa meia?!”

 

Quem nunca falou isso para seus filhos?! E para o marido então?!

Pois é, aqui em casa também acontece isso!!

 

Daí eu te pergunto…..

  • Como educar os filhos para essa tarefa?
  • Como cobrar isso deles?
  • Quando devemos ensinar isso a eles?
  • Isso se ensina?

Boa pergunta!

 

Simmmmmmm……claro que sim!!

Como tudo nessa vida se aprende, a nossa missão, missão das mamães de plantão, é ensinar, desde pequenos, sempre, insistentemente, todos os dias a rotina da casa. Nos mínimos detalhes, em cada ação, em todas as tarefas, o mais detalhadamente possível.

 

Então vamos as dicas mais específicas ligadas a roupas e que servem para todos:

 

  • Escolha um lugar fixo na casa para centralizar a roupa suja. E não esqueça de mostrar a todos.

 

  • Use cestos para armazenar as roupas.

 

  • Não espere o cesto de roupas abarrotar para lavá-las.

 

  • Estipule dias certos para lavar as roupas e seja criteriosa.

 

  • Ensine a todos a importância de desvirar as roupas na hora de colocá-las no cesto. Meias, peças íntimas, camisetas……Insista!

 

  • Na hora de estender as peças, deixe-as o mais esticadas possíveis. Isso vai auxiliar na hora de passar roupas.

 

  • Prefira cabides a pregadores na hora de estender a roupa. Dessa forma você evita as marcas na peça e facilita na hora de passar.

 

 

  • Confira se as meias estão aos seus pares. Caso contrário, nem lave, procure imediatamente. Dessa forma fica mais difícil perder.

 

 

E agora as dicas ligadas diretamente aos filhos:

  • Incentive seus “pequerruchos” à todos os instantes;

 

 

  • Crie interesse nas tarefas domésticas;

 

 

  • Ensine bem explicado o que você quer, faça com ele quantas vezes forem necessárias até ele aprender;

 

  • Ensine de uma forma que as tarefas se tornem divertidas;

 

  • Coloque metas a serem cumpridas e comemore toda vez que o resultado for positivo.

 

  • Mostre a eles a importância de ajudar em casa.

 

  • Dê exemplos concretos….afinal o “Rodrigo Wilbert” serve para diversas coisas….kkkk!!

 

  • Não ache engraçada a bagunça causada por eles.

 

  • Diga NÃO quantas vezes forem necessárias. Mas sempre com firmeza e muito carinho.

 

  • Mostre a eles que cada um tem a sua tarefa, faça-o com que os pequenos se sintam importantes na manutenção da casa.

 

E claro……repita isso quantas vezes forem necessárias. Até todos entrarem na rotina.

 

Com insistência, perseverança e muita união essas pequenas tarefas da casa não se tornam tão maçantes e desgastantes só para uma única pessoa.

 

Ensine seus “filhotes” e depois me conte se deu certo!!

 

Até a próxima.

Mulher, mãe, esposa, organizadora por natureza, personal organizer por escolha e amante da vida. Alegre, divertida, perfeccionista, brava, mãezona... Qualidades e defeitos, vida profissional, vida pessoal.... Assim sou eu....

1 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *