Se existisse um período do ano para considerarmos a “temporada dos hóspedes” talvez fosse o período das festas de final de ano. Afinal, essa época de festividades em família é a desculpa perfeita para que os integrantes distantes retornem para matarem as saudades e trocarem presentes, não é mesmo?

Agora, a pergunta que me ocorre é: você está preparada(o) para receber hóspedes ou esse evento vai iniciar uma hecatombe na sua rotina?

Talvez você decida, de forma precipitada, que hospedar um parente ou amigo não pode ser um transtorno tão grande. Nah! No final das contas, tudo o que um hóspede precisa é de uma cama improvisada ou um sofá confortável, um pouco de carinho e a vida segue leve e divertida.

Tsc, tsc, tsc… Ledo engano…

Na verdade, as coisas não funcionam bem assim. Mesmo que você disponha do espaço e das acomodações necessárias, um novo integrante altera a rotina da casa e pode causar aborrecimentos para ambas as partes. Uma pequena dose de organização pode garantir uma experiência satisfatória para todos.

Se tivermos que criar categorias para as dicas, eu diria que seriam: comunicação, preparação e mimos. Confesso que eu disse SE só para fazer um charme. É claro que eu só raciocino em termos de categorias. 😊

Então vamos a elas…

Dicas para encantar seus hóspedes

1 – Comunicação

Uma comunicação clara elimina constrangimentos para o seu hóspede e incômodos para você. Ambos desnecessários nesse cenário.

  • Antes mesmo da chegada da sua visita, você deve se informar sobre hábitos e preferências dela. Questões como alergias, dietas especiais ou animais de estimação devem ser discutidas para que você possa se prevenir e fazer adaptações. Se quem tem algumas dessas questões é você, ela também precisa saber.
  • Explique como funciona a sua rotina, para vocês estabelecerem boas regras de convivência. É importante que seu amigo ou familiar saiba em qual período você estará no trabalho ou em alguma outra atividade, se você tem algum horário definido para determinada refeição ou se já tem um compromisso assumido para alguma data durante a estadia dele.
  • De forma bem delicada, informe sobre as regras básicas da casa, tais como fumar ou não dentro de casa, se você não entra calçado na casa, onde se penduram as toalhas molhadas, como você lida com som alto e onde fica a entrada de banhistas no prédio.

  • Mostre a ele como funcionam os equipamentos básicos, como chuveiros, eletrodomésticos, interfone, etc. É de bom tom que ele saiba que pode usá-los e que não tenha que passar pelo desconforto de ter que solicitar a sua ajuda para operá-los.
  • Mesmo que você esteja tão feliz com a chegada do seu hóspede que já tenha montado uma intensa programação para ambos, lembre-se que ele deve ficar à vontade para definir sua própria agenda. Nada impede que vocês façam muitos passeios juntos, mas isso não pode ocupar todo o tempo disponível dele e a escolha deve ser dele. Sem pressão.

2 – Preparação

Uma preparação é fundamental para a esperada chegada dos seus hóspedes não trazer estresse e correrias. Tudo correrá com muito mais suavidade e leveza se tiver sido organizado com calma e antecedência.

  • Faça uma cópia da chave de casa e ofereça à sua visita, para que ela tenha autonomia de ir e vir, mesmo sem a sua presença.
  • Visite o supermercado e deixe a despensa abastecida. Nenhum exagero é necessário, mas uma despensa vazia não é a melhor forma para fazer seu visitante se sentir bem-vindo.

  • Ter alimentos de preparo rápido e refeições prontas, já previamente congeladas, evita aquela saia justa de não ter nada que aplaque a fome rapidamente.
  • É sempre útil ter jogo de cama e banho exclusivos para hóspedes. Dessa forma, eles são menos usados e estão sempre em excelente estado de conservação.
  • Mesmo que sua casa esteja sempre limpa, uma faxina mais caprichada deve preceder a chegada de um visitante. Capriche especialmente na área que ele irá ocupar. Aproveite e retire móveis auxiliares que não sejam imprescindíveis e amplie a área de circulação.
  • Se você tem um quarto de hóspedes ou um escritório que pode ser adaptado por alguns dias, ótimo. Ainda que você não tenha, um espaço deve ser reservado para que o visitante possa acomodar suas coisas. Se não for possível liberar um espaço no armário ou algumas gavetas para que roupas e objetos fiquem acomodados, muitas vezes uma arara desmontável e algumas caixas ou cestas podem suprir perfeitamente essa função.

3 – Mimos

Cada detalhe gentil, pensado especialmente para a comodidade e o prazer do seu hóspede, vai ser lembrado por ele com carinho. Transforme essa estadia em algo memorável para sua visita.

  • Um kit de boas-vindas é um mimo que já estabelece para o seu visitante que você está feliz com a presença dele. Uma sugestão de itens práticos e carinhosos seria: um cartãozinho de boas-vindas com o seu endereço e indicações para se chegar, um cartão com a senha do wi-fi, um bloco de notas com caneta, uma revista de programação da cidade, um chinelo macio, flores e uma guloseima, como um bombom.

  • O quarto ou o espaço que o seu visitante ocupará deve ser confortável. Seja um colchão inflável no chão ou um sofá no escritório, ele precisa ter um jogo de lençol em bom estado e cheiroso, um ou dois travesseiros macios e confortáveis, um cobertor, um jogo de toalhas de banho e rosto (preferencialmente em harmonia de cores com o jogo de cama), uma moringa com água e um ponto de luz auxiliar, para facilitar nos deslocamentos noturnos.

  • Todo hóspede pode cometer um deslize e esquecer algum item básico da bagagem, portanto é de extrema gentileza oferecer um kit SOS, para casos de necessidade. Uma boa sugestão de kit seria: pasta de dentes, escova de dentes, sabonete, xampu/condicionador, analgésico e absorventes (no caso de visitas femininas). Esse kit poderia ser oferecido em uma cesta, que posteriormente ficaria no banheiro juntamente com o restante dos objetos de higiene da sua visita. Isso evita que ela tenha que levar as suas coisas de lá pra cá.

  • Para que sua visita não passe pelo desconforto de precisar pedir a você toda vez que quiser fazer um lanchinho, deixe uma cesta à vista na cozinha com frutas e aperitivos.

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Garanto a você que com todo esse carinho, o único risco que se corre é de que seu visitante não queira mais partir!

#MônicaCamargo

Mulher, agitada, "quase" perfeccionista, dona de um estilo eclético e interesse nas mais diversas áreas. Depois que eu me espalho, só a organização me junta!

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