Já estamos na era digital porém os documentos em papel ainda estão presente em nossas vidas! Seja por vontade, existem pessoas que preferem ter contas e documentos impressos, seja por falta de opção, o ideal é que todos os documentos estejam organizados para serem facilmente encontrados na hora em que precisamos deles!

Um documento perdido pode trazer dor de cabeça e prejuízo. O stress gerado para encontrar o documento ou para refazer-lo é sempre grande. Sem contar quando o sumiço desse documento se reverte em custo, por um comprovante de pagamento que sumiu ou por taxas para refazer o documento.

A maior dúvidas das pessoas é o tempo em que precisa guardar determinados documentos.

Porém com a era da tecnologia nem sempre precisamos guardar esse documentos em papel fisico.

Se você costuma pagar contas e faturas pela internet (app ou site do banco), então não necessita ter as contas físicas guardadas, pois o importante é o comprovante de pagamento, e ele vai estar registrado no seu histórico de pagamento do seu internet banking.

Para melhor organizar seus pagamento no internet banking, não esqueça de identificar a conta que está sendo paga e o mês de vigência do pagamento. Normalmente junto a última etapa de pagamento existe um local para adicionar alguma observação. Alí você pode escrever o tipo e data da conta paga. Assim, se você precisar pesquisar esse pagamento, vai ser mais rápido de identificar!

Só com essas medidas você acaba “se livrando” de uma boa quantidade de papéis.

Pasta sanfona com documentos

Mas ainda assim ficamos com alguns documentos em casa, segue algumas dicas simples que podem te ajudar a deixar os documentos mais organizados.

  • Reuna todos em um único local, dependendo a quantidade isso pode ser uma pasta ou uma estante. O tamanho do local vai ser proporcional a quantidade de documentos. Mas deixe, sempre, todos juntos, assim você concentra tudo em um único local, diminuindo a chance de extraviar alguma coisa.
  • Separe os documentos por tipos. Existe uma séries de tipos de documentos e o certo é que os semelhantes fiquem sempre juntos. Pessoas, saúde, educação, atividade profissional, finanças, patrimônio, veículos, lazer, animais de estimação, empregados….
  • Armazene de forma adequada – pastas e arquivos são o ideal para manter o documento integro por muito mais tempo. (Evite papelão, atraem baratas!)
  • Etiquetas são muito bem vidas para identificar o tipo de documento em cada caixa, pastas, prateleiras ou gavetas!

Agora é só começar a cuidar e organizar os seus documentos!!!

Quer saber mais sobre como organizar documentos, no nosso site temos uma série de post falando sobre o assunto.

Boa semana!

Nasci em Florianópolis/SC, 33 anos, casada com o José Vitor e mãe da Ana Rosa. Sou formada em Designer de Interiores e Personal Organizer certificada.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *