Decoração, organização, marcenaria, ambientes planejados, móveis funcionais……detalhes importantes na hora de escolher o cantinho ideal de cada um.
Hoje em dia, nas grandes metrópoles, os espaços estão cada vez menores porém as moradias oferecem mais recursos tecnológicos e conforto.
As vantagens de morar em um ambiente pequeno vão além da economia. A facilidade na hora da venda, o aconchego e a pouca preocupação com a manutenção também devem ser levados em conta. Em contrapartida, a falta de espaço ainda é um problema para muitas pessoas, já que o mercado oferece escassas opções para pequenos ambientes. Nesses casos, a melhor alternativa é optar por técnicas que otimizam e maximizam o espaço visual aliados a organização.
Organização
Ambientes bagunçados não favorecem nenhum local, muito menos os pequenos. Mantenha a sua casa sempre organizada e evite o desperdício de espaço.

Piso
Deve ser único em toda a área, sem soleiras ou tabeiras. Assoalhos e limestones são indicados.

Iluminação
Um dos elementos mais importantes da arquitetura, a iluminação é capaz de interferir drasticamente no ambiente. Se pretende aumentar o espaço visual, prefira janelas amplas e descobertas. No caso da iluminação artificial, prefira a indireta, ou seja, luzes ocultas.

Paredes
Em ambientes pequenos, quanto mais claro, melhor. Cores escuras acolhem, mas também criam a ilusão de espaço menor. Isso ocorre porque os tons escuros absorvem a luz, enquanto os claros a refletem e propagam, proporcionando a ilusão de um cômodo maior. Aposte nos tons de bege, de creme, de azul-acinzentado e de lavanda.

Ambientes monocromáticos
Móveis e parede da mesma cor – com, no máximo, um ou dois tons de diferença – ocupam menos espaço visual. Outra dica é apostar no forro colorido, a fim de aprofundar verticalmente o ambiente, mas sempre mantenha os tons suaves.

Reflexão
Assim como as cores claras, as superfícies espelhadas também refletem a luz, sendo indicadas para pequenos locais. Aposte em espelhos, vidros e transparências.

Decoração singular
Em espaços pequenos, prefira objetos menores e em pouca quantidade. Essa tática proporciona o aumento do espaço visual, além de atrair mais atenção para a decoração. Evite tapetes e cortinas.
Peças multifuncionais
Camas box, closets abertos, sofás-camas, pufes e ottomans (baús que servem como assentos), por terem compartimento interno, podem compor uma moderna e funcional decoração, além de poupar espaço.

Dobráveis e compactos
Para espaços restritos, opte por móveis e ornamentos dobráveis, como portas de correr ou sanfonadas, mesas multiuso e cadeiras portáteis.


Espaço vertical
Utilize o espaço vertical a seu favor: suspenda prateleiras, armários e estantes junto à parede. O mesmo vale para televisões de LED e LCD.
A organização não caminha sozinha, muito menos tem que ser vista como um capricho ou apenas uma pilha de roupa dobrada, ela é muito mais que isso. É a busca do bem estar proporcionando qualidade de vida e tempo livre. Com todos esses detalhes solucionados fica mais fácil irmos em busca de nossa felicidade.
Vem comigo participar do mundo da organização.
0 Comments