Decoração, organização, marcenaria, ambientes planejados, móveis funcionais……detalhes importantes na hora de escolher o cantinho ideal de cada um.

 

Hoje em dia, nas grandes metrópoles, os espaços estão cada vez menores porém as moradias oferecem mais recursos tecnológicos e conforto.

As vantagens de morar em um ambiente pequeno vão além da economia. A facilidade na hora da venda, o aconchego e a pouca preocupação com a manutenção também devem ser levados em conta. Em contrapartida, a falta de espaço ainda é um problema para muitas pessoas, já que o mercado oferece escassas opções para pequenos ambientes. Nesses casos, a melhor alternativa é optar por técnicas que otimizam e maximizam o espaço visual aliados a organização. 

 

Organização

Ambientes bagunçados não favorecem nenhum local, muito menos os pequenos. Mantenha a sua casa sempre organizada e evite o desperdício de espaço.

Armário de banheiro organizado

 

Piso

Deve ser único em toda a área, sem soleiras ou tabeiras. Assoalhos e limestones são indicados.

Planta baixa evidenciando um único piso

 

Iluminação

Um dos elementos mais importantes da arquitetura, a iluminação é capaz de interferir drasticamente no ambiente. Se pretende aumentar o espaço visual, prefira janelas amplas e descobertas. No caso da iluminação artificial, prefira a indireta, ou seja, luzes ocultas.

Iluminação embutida

 

Paredes

Em ambientes pequenos, quanto mais claro, melhor. Cores escuras acolhem, mas também criam a ilusão de espaço menor. Isso ocorre porque os tons escuros absorvem a luz, enquanto os claros a refletem e propagam, proporcionando a ilusão de um cômodo maior. Aposte nos tons de bege, de creme, de azul-acinzentado e de lavanda.

Parede com papel de parede em tom claro

 

Ambientes monocromáticos

Móveis e parede da mesma cor – com, no máximo, um ou dois tons de diferença – ocupam menos espaço visual. Outra dica é apostar no forro colorido, a fim de aprofundar verticalmente o ambiente, mas sempre mantenha os tons suaves.

Hall monocromático

 

Reflexão

Assim como as cores claras, as superfícies espelhadas também refletem a luz, sendo indicadas para pequenos locais. Aposte em espelhos, vidros e transparências.

Suíte com cabeceira espelhada

 

Decoração singular

Em espaços pequenos, prefira objetos menores e em pouca quantidade. Essa tática proporciona o aumento do espaço visual, além de atrair mais atenção para a decoração. Evite tapetes e cortinas.

 

Peças multifuncionais

Camas box, closets abertos, sofás-camas, pufes e ottomans (baús que servem como assentos), por terem compartimento interno, podem compor uma moderna e funcional decoração, além de poupar espaço.

Aproveitamento total de espaço

 

Dobráveis e compactos

Para espaços restritos, opte por móveis e ornamentos dobráveis, como portas de correr ou sanfonadas, mesas multiuso e cadeiras portáteis.

Cama funcional fechada
Cama funcional aberta

 

 

 

 

 

 

 

Espaço vertical

Utilize o espaço vertical a seu favor: suspenda prateleiras, armários e estantes junto à parede. O mesmo vale para televisões de LED e LCD.

Estante suspensa

 

A organização não caminha sozinha, muito menos tem que ser vista como um capricho ou apenas uma pilha de roupa dobrada, ela é muito mais que isso. É a busca do bem estar proporcionando qualidade de vida e tempo livre. Com todos esses detalhes solucionados fica mais fácil irmos em busca de nossa felicidade.

 

Vem comigo participar do mundo da organização.

Mulher, mãe, esposa, organizadora por natureza, personal organizer por escolha e amante da vida. Alegre, divertida, perfeccionista, brava, mãezona... Qualidades e defeitos, vida profissional, vida pessoal.... Assim sou eu....

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *