Geladeira…..grande, pequena, inox, branca, colorida, inverse, tradicional…..não importa o modelo, toda casa tem geladeira.

Espaçosa ou não, elas estão sempre cheias e bagunçadas.

Por isso, meu post de hoje é dedicado a ela….. A GELADEIRA!!

 

Veja o passo a passo que montei:

 

1º passo – Limpeza

O recomendável é limpar a geladeira semanalmente, antes de abastecê-la. Eu, de costume, faço feira 1X por semana, então, antes de colocar tudo o que comprei, limpo as prateleiras. E 1X por mês faço aquela faxina pesada.

 

2º passo – Rever tudo o que tem dentro dela

Depois da limpeza aproveite e reveja tudo o que estava dentro de sua geladeira. Potes com restos de comida, frutas, legumes e verduras da semana anterior que ninguém comeu, latas fora do lugar, validade das conservas, bebidas que já perderam o gás, frios abertos e ressecados. Descarte tudo que não serve mais.

 

 

 

3º passo – Categorização

Vamos lá….direto ao assunto!

 

As prateleiras superiores devem armazenar as comidas que mais precisam de refrigeração, ou seja, as que deterioram mais rápido. Leite e derivados, ovos, carnes frescas.

Claro….tudo sempre em potes fechados! Os refratários de vidro com tampas são a melhor opção.

 

Na prateleira do meio guardamos as comidas prontas, sobremesas a servir ou mesmo o suco que só está gelando um pouquinho antes de ir para a mesa.

 

As frutas devem ficar na altura ideal a serem vistas pelas crianças! Lembram do meu lema “Peça vista, peça lembrada!”, então uma boa opção são as prateleiras mais baixas.

E, dica, deixem em travessas grandes as frutas já lavadas e as mais maduras na frente. Dependendo da fruta da pra deixá-las até descascadas. Melancia, por exemplo.

 

As gavetas, mesmo que pequenas, são para as verduras e legumes. Por não precisarem de muita refrigeração. Algumas bastam só estarem frescas.

Ah…é claro….também fechados, senão ressecam e acabam estragando antes mesmo de usá-los. Como o espaço não é muito grande, o recomendável, é guardar em sacos plásticos, aqueles que vêm quando compramos.

 

Nossa….e tem a porta da geladeira também!!

Nela guardamos o que não estraga com a variação de temperatura, pois nessa região tem essa característica.

Refrigerantes, bebidas prontas de caixinha, catchup, conservas, temperos prontos…..tudo isso deixamos para guardar na porta.

 

Mais dicas bem legais

  • Tente manter ao máximo a ordem das prateleiras, não coloque alimentos na prateleira que não pertença à categoria dela.

 

  • Antes de fazer compras elabore um cardápio para não comprar coisas demais e abarrotar a geladeira.

 

  • Ao abrir uma lata de ervilha ou qualquer outra lataria, guarde o restante em um pote e jogue fora a lata. Não guarde nada nas latas. Elas podem enferrujar dentro da geladeira e provocar a proliferação de fungos provocando danos a nossa saúde.

  • Algumas frutas ou legumes dispensam refrigeração. Fique atento, caso sua geladeira esteja muito cheia, essas são as primeiras opções a tirar.

  • Anote no próprio pote a data que colocou aquela comida na geladeira. Use aquelas canetas próprias que depois são fáceis de limpar ou use um rotulador. Facilita horrores o trabalho.

 

  • Apesar de muitos não fazerem isso, o correto é guardar os ovos na prateleira superior da geladeira, por ser um alimento de fácil deterioração.

  • Atenção na hora das compras, adeque a quantidade de cada item para não faltar espaço, até mesmo dentro da geladeira. Porções menores, bebidas pequenas, nada de exageros!

 

Prontinho….geladeira limpinha e bem organizada!!

Corre lá, veja se as dicas serviram pra você e depois me conta se deu certo!!

 

Até a próxima.

Mulher, mãe, esposa, organizadora por natureza, personal organizer por escolha e amante da vida. Alegre, divertida, perfeccionista, brava, mãezona... Qualidades e defeitos, vida profissional, vida pessoal.... Assim sou eu....

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *