Um dos maiores desafios na hora de decorar um ambiente é a escolha e combinação das cores. Um ambiente com cores harmonizadas nos passa uma organização visual, o que ajuda para o nosso bem estar. Pensando nisso resolvi fazer um “guia” de cores e começaremos com uma cor bem controversa o Violeta!
Cor nos ambientes evoca um estado de espírito, cria assimetrias, formas e contrastes que destacam a beleza de um espaço. Algo pálido e melancólico pode tornar-se vibrante e cheio de vida adquirindo uma dimensão e envolvência que parecia impossíveis.
De todas as cores, o violeta é uma das mais poderosos, por isso tem que se ter atenção quanto ao local e o modo em que ele é aplicado ao ambiente. A cor violeta é a mistura do vermelho com o azul. Ela combina a estabilidade e o frio do azul, com a energia do vermelho que é quente, dois opostos muito fortes, por isso tem propriedades tanto quentes quanto frias: violetas avermelhados são quentes enquanto os mais azulados são frios.
O uso do violeta em tons mais escuros remete o ambiente a sentimentos relacionados ao luxo e sofisticação. Utilizado em excesso, pode deixar o local pesado, tenebroso podendo causar frustração e aflição, o violeta junto com o preto, deixa um ar sombrio.
Acrescentando branco ao violeta, forma uma gama de lilases, produzindo tonalidades de intensa luminosidade, esses tons mais luminosos, evocam sentimentos de maior inspiração e beleza, porém em excesso, acaba deixando o ambiente frio, chegando a ser melancólico e triste, ele é muito utilizado em quartos principalmente de meninas e bebês.
Para salas espaçosas e halls de entrada, em quantidades certas, a cor violeta transmite uma sensação de grandiosidade.
Os tons violáceos combinam muito bem com o amarelo .
Violeta na antiguidade era a cor utilizada nas vestes reais romanas, símbolo de riqueza e distinção. Na Roma antiga só o imperador tinha o direito de usar essa cor.
Agora que você conhece um pouco mais sobre a cor Violeta, solta a criatividade e adicione cor nos ambientes!
=)
0 Comments