Nos últimos anos, com a evolução tecnológica e crescimento das cidades, entramos no que eu chamo de “paradoxo da organização”. Apartamentos cada vez mais compactos, fazendo uma contra ponto com sofás e televisores cada vez maiores. E acaba sobrando pro dono da casa, que sonhou com aquela linda e confortável sala de TV, adequar e tentar ao máximo organizar tudo de uma boa maneira em uma espaço tão reduzindo junto a móveis tão grandes. A situação  agrava quanto essa sala de tv está junto da sala de jantar ou com uma cozinha aberta, algo que acontece na maioria dos apartamentos com menos de 10 anos.

Com salas pequenas, tentamos conciliar a organização ao nosso bem estar e beleza, pensando nisso resolvi dar algumas dicas que podem facilitar na hora de planejar e organizar a sala de TV!

Primeiro vamos a dicas de bem estar:

Para uma sala de tv ser confortável e você poder desfrutar dela integralmente durante a sua maratona de séries cuide de alguns detalhes quanto for montar a sala.

  • Altura da TV – A altura onde colocamos a televisão é proporcional a altura do assento do sofá. De uma maneira bem prática, sente do seu sofá e e olhe para a parede a frente (local da TV) sem levantar ou abaixar o queixo, ou seja com a cabeça reta. onde o seu olhar parar (altura dos olhos = centro do televisão) é o ponto central onde a tv dele estar. Muitas vezes nos perdemos e colocamos a televisão mais alto do que o ideal por causa do balcão onde ele é apoiada ou que fica abaixo dela. Uma tv mais alta ou mais baixa que o normal causa desconforto ao usuário.
  • Distância do TV com o sofá – Essa é complicada, com TVs e sofás cada vez maiores em salas pequenas acaba sendo inevitável a proximidade da tv com o sofá. Muitas vezes isso acaba causando muito desconforto, principalmente quando a televisão foi muito grande! Segue uma tabelinha pra gente tentar posicionar a tv e o sofá adequadamente.
  • Luminosidade –  Sempre cuide para que não incida sol diretamente sobre o aparelho de tv, isso além de danificar o produto, nos dificulta e muito em visualizar as imagens ele. Em uma ambiente com muita claridade, ou até se a tv fica virada para janela, invista em uma cortina que corte (pelo menos parcialmente) a luz. Luz indireta para noite, é uma boa opção. Ajuda na ambientação em uma noite de “cinema em casa” e deixa o ambiente muito mais aconchegante.

 Como manter a organização?

Em uma sala de televisão existem dois móveis principais – Rack ou móvel onde fica a tv e o sofá.

Esses dois móveis ditam a ordem da sala, então sempre tenha o cuidado na hora de escolher. Sofás mais fofos e despojados sempre tão um tom mais informal e acabam contribuindo quando o comoda está mais bagunçado. Um sofá mais reto com almofadas mais firmes, já deixa o ambiente mais formal e contribuem para um ambiente visualmente mais limpo. Então, por mais tentador que seja aquele sofá dos sonhos, que parece uma cama, cuide pra saber com qual cara você quer a sua sala.

O Rack é um móvel muito versátil quando planejado é nosso melhor aliado na organização do ambiente. Com ele podemos:

  • Esconder de maneira efetiva os cabos de energias e outros possíveis cabos que necessitem na instalação da TV e acessórios.
  • Colocar de maneira correta e organizada as caixas de som do home theater.
  • Colocar o aparelho de DVD e aparelhos de tv a cabo em um nicho adequado.
  • Guardar, se necessário DVDs e CDs em gavetas próprias para eles.
  • Se tiver gamer em casa, um rack planejado consegue deixar o console instalado adequadamente e com local para os controles e jogos.
  • Dependendo do espaço e necessidade esse móvel ainda é usado para decorações, como porta retratos, plantas entre outros.

Onde está o controle remoto?

Desafio quem nunca perdeu tempo procurando o controle remoto da televisão? Algo muito comum e acontece com muita frequência. Sempre me perguntei por que os fabricantes de tv nunca colocaram uma botão no aparelho, estilo aquele que tem na base do telefone sem fio, pra gente localizar mais fácil o controle. Clica e ele ficaria apitando até a gente achar!

Pra minimizar e até acabar com essa perda de tempo procurando o controle, tenha uma “porta controle”, não precisa ser algo especifico, muitas vezes uma bandeja no rack onde você coloque todo os controles juntos, já é um porta controles. O importante é selecionar um local e claro, acostumar sempre colocar o controle ali após o uso.

Tente sempre ter uma local para cada coisa, tudo sempre separado com uma lógica de uso.

Com essas dicas e um pouco de criatividade você consegue tornar a sua sala, em um local super aconchegante e sempre organizado para todas as horas!

Durante toda essa semana darei mais dicas sobre como organizar uma sala de tv, fique ligado nas nossas redes sociais e canal do youtube!

Boa Semana

 

Nasci em Florianópolis/SC, 33 anos, casada com o José Vitor e mãe da Ana Rosa. Sou formada em Designer de Interiores e Personal Organizer certificada.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *