O final do ano chegou e com ele a correria, em menos de 6 semanas o ano termina e nessas dias temos: Natal, réveillon, festa de final de ano da escola, férias escolares, infinitas festas, reuniões e confraternizações, compra de presentes, viagem de férias e muitas outras coisas que só acontecem nessas últimas 6 semanas do ano!

E para que esse período, que deveria ser de pura alegria, não se torne um tormento, resolvi dar algumas dicas para que essas 6 semanas sejam tranquilas:

1 – Agenda ou Calendário

Agenda nosso melhor amigo pra não deixar nada passar!

Pela quantidade de eventos e acontecimentos que ocorrem nesse período é indispensável um calendário ou agenda, mas que esse calendário seja coletivo. Nele precisam estar anotado TODAS as festa, reuniões, confraternizações e compromissos de todos os membros da família. Isso faz com que você se antecipe á aquela dia e não exista conflito de eventos, nem eventos marcados no mesmo dia!

Sente 2 minutos com a família (ou no grupo do whattsapp, tb serve) e coloque no papel ou no smartphone, o que você preferir, todos os compromissos de todos nesse período, isso vai facilitar muito a dinâmica e evitar muitos estresses!

 

2 – Listas

Liste tudo pra não esquecer nada!

Já que agora você tem toda a sua programação de final de ano colocada no calendário, você pode começar a verificar o que precisas pra que esses eventos ocorram tranquilos, sem correria e atropelos. Pra isso as listas são essenciais!! Liste tudo para não esquecer nada…

Presentes dos professores

Se você tem filho pequeno é comum dar uma lembrança de final de ano para os professores (ballet, judô, inglês…). Liste a quantidade e os presentes, é bom já ter em mente o que vai dar, quanto antes comprar melhor, acaba sendo uma tarefa a menos na longa lista de final de ano.

Presentes de amigos e familiares

Em ano de crise a lista de presentes do papai Noel é um pouco mais curta, mas mesmo assim é bom fazer pra economizar ainda mais. Colocando no papel os nomes de quem você quer presentear, o presente ou pelo menos e valor que pretendes gastar. Assim você já vai pesquisando e comprando com calma. Lembre que na próxima semana temos black friday, é uma boa oportunidade de comprar alguns presentes e já economizar. Se pensas comprar pela internet, não deixe pra última hora, correios costumam atrasar as entregas nessa época do ano.

Ceia de Natal e Reveillon

Coloque na lista os pratos e bebidas da ceia, se for dividir com mais pessoas, já distribua o que cada um deve trazer. Não esqueça da lista de compras do supermercado.

Roupas para os eventos de final do ano

Com tanto evento só tendo um mega closet pra não precisar se preocupar com o que vai vestir. Como nem todo mundo tem um closet assim segue a dica: Separe o que pretendes usar nas festa de final do ano, assim não vais ter surpresas desagradáveis em cima da hora como roupa que não serve ou que foi guardada suja. Isso também vai te fazer economizar tempo na hora de se arrumar para a festa.

Não economize nas listas….

Faça lista pra tudo, liste qualquer coisa que você precise fazer ou delegar nesse período, desde coisas profissionais até pessoais. Aquela ligação que queres dar pra uma amiga distante, aquele dia no salão pra preparar o look completo pro final de ano ou até as coisas que queres fazer com os filhos que entram em férias nos próximos dias… Então não economize, faça a sua lista!

 

Como fazer uma lista prática!?

Smartphone sempre a mão? Então use ele ao seu favor!

Tem quem ainda utilize agendas, e ai é só usar papel e caneta e fazer aquelas listas básicas e ir riscando! Tem também quem curta os smartphones, que particularmente é a maneira que eu utilizo, sem muito fru-fru, prefiro usar o bloco de notas, que vem no próprio celular, acho que nessas horas o simples ajuda mais.

Espero que as dicas ajudem a tornar esse final de ano mais agradável e menos corrido!

=)

 

 

Nasci em Florianópolis/SC, 33 anos, casada com o José Vitor e mãe da Ana Rosa. Sou formada em Designer de Interiores e Personal Organizer certificada.

1 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *