Entramos em dezembro, contagem regressiva para o ano acabar e com esse clima de fechamento vem junto festas e confraternizações em massa! Para não tornar essas festas, que deveriam ser momentos de alegria em momentos de stress e correria, vou te passar algumas dicas para você se organizar nas festas de final de ano!

Que venha 2019!

Existem basicamente 3 tipos de festas nessa época do ano:

  1. Confraternizações de encerramento do ano (trabalho, amigos, clubes, grupos)
  2. Natal (ceia e almoço)
  3. Reveillon (Ano Novo)

Básicamente temos 3 festas, que na maioria dos casos se multiplicam, pois são 2 famílias para curtir o natal, uns 3 grupos diferentes que querem se reunir, e dezembro tem só 4 finais de semana, sem contar o trabalho que não para. Ou seja, uma correria louca!

Mas se você já vem nos acompanhando já está antenada nos nossos posts sobre essa época do ano e já iniciou as compras de natal e já está com todas as listas em mãos pra não esquecer nada até 2019. Certo? Se você perdeu nosso post, é esse aqui Organização de festas!

A dica de ouro desse post é: Não tente abraçar o mundo, delegue e peça ajuda!  

As festas, nessa época de ano, não são tão simples, normalmente o número de convidados não é pequeno, então a logística é sempre um pouco mais complexa. Tentar fazer tudo sozinha, só vai tirar de você o prazer de desfrutar o real espirito dessas festas. Então quando estiverem pensando em fazer uma ceia de natal, uma festa de final de ano, ou aquele amigo secreto entre as amigas da academia, delegue! Dividir as tarefas vai fazer com que todos se envolvam e não pese para ninguém!

Ceia ou Comida a ser servida!

  • Crie um cardápio e discuta ele com o grupo da festa.
  • Leve em consideração o tipo de festa, o clima que se quer causar (mais social ou despojado).
  • Cuide se existem pessoas com restrições alimentares.
  • Como vai ser distribuída as comidas? Fazer no local ou levar pronto.
  • Se o local tem toda a estrutura que o cardápio exige (fornos extras, guarnições para servir…)
  • Lembre de ter uma geladeira organizada e o mais vazia possível pra poder colocar bebidas e comidas que precisem de refrigeração.
  • Quando criar o cardápio lembre o tempo de cozimento das comidas para não se perder no tempo, afinal Peru demora no forno!

 

Decoração !

Dependendo da festa, decoração é sempre bem vinda pra dar um clima muito mais alegre a ocasião. Para noites de natal, normalmente não precisamos nos preocupar com isso, pois é comum as pessoas já decorarem as suas casa com motivos natalinos nessa época do ano. Agora para festa de reveillon a decoração é sempre uma ótima pedida!

  • Lembre que normalmente ainda existe uma decoração de natal na casa, então se exagerar na decoração de ano novo pode ficar bem esquisito.
  • Invista em decoração “funcionais” como cestas com frutas que as pessoas possam aproveitar e comer durante a festa ou vasos com flores que podem ser usados como oferendas na hora da virada.
  • Balões são sempre coringas e dão um ar bem festivo.
  • Se o evento é mais despojado, pode se utilizar pratos e copos descartáveis para facilitar a limpeza no final. Mas se você não quer produzir tanto lixo, marcar os copos dos convidados é ótimo para que cada um cuide do seu copo e no final da festa não exista um número infinito de louças para lavar!

Segue algumas imagens para ajudar nas ideias:

Balões no teto, podem ser com hélio ou colados com fita. Isso varia de acordo com o orçamento da festa! O fitilho pendurado dá todo o charme!
Podem ser areia de praia, arroz, pedrinhas de aquário ou vazias mesmo…
Lindo e delicioso arranjo de frutas….
Rosas que ainda podem ser usadas como oferendas, decorando com pequenas garrafinhas!
Se o orçamento está mais livre, existe uma infinidade de formas e cores de balões que deixam a festa muito mais linda e animada!

Amigo secreto!

Aquela brincadeira clássica pra essa época do ano!

  • Crie regras!!!
  • Defina faixa de valores para os presentes.
  • Que tal criar uma lista de sugestões de presentes?
  • Tá difícil reunir todo mundo para tirar o papelzinho? Hoje em dia existem ferramentas online que fazer tudo pela internet! Já utilizei o Sorteio Amigo Oculto por achar mais simples, pois não precisa fazer nenhum cadastro e uma pessoa só comanda o sorteio. Recomendo!

E com esse post me despeço de 2018, agora nos vemos só em 2019…

Dia 17/12 as Organizadoras entram de férias, acompanhem pelas nossas redes sociais a Hashtag #OrganizadorasdeFérias que estaremos postando por lá e Até 2019!

Feliz natal e que 2019 venha cheio de esperanças e boas energias para todos nós!

 

 

 

Nasci em Florianópolis/SC, 33 anos, casada com o José Vitor e mãe da Ana Rosa. Sou formada em Designer de Interiores e Personal Organizer certificada.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *