O armário ou closet é um local onde mexemos diariamente e nada melhor do que um armário todo organizado, pra você saber onde cada coisa está, sem perder tempo e se estressar catando aquela blusa que você adora em meio a outras roupas.

Por isso resolvi ajudar a você num passo a passo simples sobre como organizar um armário!

Começar a organizar um armário!

Cabideiro, gaveteiro e prateleiras.

Nem todo mundo tem um armário grande, cheio de divisórias, feito sob medida. A grande maioria dos armários são comprados prontos e normalmente nós que precisamos nos adaptar a ele. Mesmo os armários mais simples tem 3 espaços distintos: Cabideiro, prateleiras ou nichos e gavetas. Tudo o que você tiver a mais é um bônus que ajuda em muito na organização!

Tire tudo do armário!

Pode parecer radical, mas para se organizar de verdade um armário a melhor maneira é tirando tudo o que tem dentro dele.

Só assim você:

  • Consegue ter a verdadeira dimensão da quantidade de coisas que você tem;
  • Consegue separar as coisas que vão pra descarte. É nessa hora onde você separa o que fica e o que sai;
  • É a maneira mais ágil de você categorizar cada peça.

 Categorizar

Basicamente:

  • Tirar o que não for do armário;
  • Tirar peças que não utiliza mais;
  • O que sobrar separar entre elas;

esse último item diz respeito a aquela máxima da organização Cada coisa em seu lugar. Isso vale para dentro de um armário também. Cada local do armário (prateleiras, gaveteiros e cabide) recebem determinado tipo de peças. A escolha do local é feita de acordo com o tipo de roupa e a quantidade e o espaço disponível.

 

O que guardar no cabineiro?

O cabideiro é um parte muito versátil do armário, pois ele recebe quase todo tipo de roupa, é pratico pois dá para visualizar, acessar e guardar a roupa com mais facilidade. Porém nem todo guarda-roupa dispõe de um espaço grande de cabideiro, e ele acaba com a praticidade se estiver muito cheiro.

Sobre Cabides:

  • Disponha todos os cabides com a abertura para trás (como da imagem). Assim você facilita na hora de retirar e recolocar o cabide no varão. Visualmente também fica mais bonito pela unidade de todos estarem na mesma posição;
  • Dê preferência ao uso do mesmo modelo de cabide. Além da beleza visual, cabides do mesmo modelo se encaixam melhor um no outro, otimizando o espaço.
  • Se tem pouco espaço invista em cabides finos. quanto mais grosso o cabide mais espaço ele utiliza.

Tipos de roupas para cabideiros:

  • Dê preferencia a casacos e camisas, pois peças assim são difíceis de dobrar, ocupam muito espaço dobradas (casacos) e costumam amassar facilmente (camisas).
  • Sobrou espaço? Adicione vestidos. Cuide dos comprimentos e sempre coloque as roupas sequencia de comprimento.
Cuide do comprimento das roupas no cabide.
  • Se ainda tem espaço… Coloque peças mais delicadas como blusas e saias.
  • No caso de armário masculino, camisetas e polos podem ir se tiver espaço.
  • Calças tb podem ser colocadas no cabideiro.

Cuide para não exagerar na quantidade de roupa nos cabines, percebemos que começa a ficar cheio demais quando tempos dificuldade em ver as roupas quando selecionada.

Não coube tudo? Só não separa as pessoas iguais. Por exemplo, começasse a colocar calças e não teve espaço, não separe elas em dois locais do armário, pois assim você pode se perder quando for procurar determinada calça.

Não devem ir para o cabide 

  • Peças de linha, tricot e lã, isso faz com que estique os pontos e acabe deformando a peça.

Gaveteiro

Gavetas podem ser grandes aliadas pois conseguem guardar principalmente aquelas peças que não costumam ter estrutura para serem empilhadas.

Peças que devem estar nas gavetas:

  • Roupas íntimas;
  • meias e meia calças
  • pijamas
  • Roupas de praia/piscina (biquínis e afins)

Blusas e camisetas também podem ir para a gaveta, dobre e enfileire como a foto, assim você consegue visualizar tudo o que tem na gaveta e não precisa bagunçar nada quanto foi pegar uma peça.

Blusas dobradas no mesmo tamanho e enfileiradas para a melhor utilização da gaveta!

Nas gavetas aposte em organizadores, colméias para roupas pequenas ajudam muito a otimizar o espaço e deixar a gaveta mais organizada.

Organizadores para gavetas

 

Prateleiras ou Nichos


As prateleiras são versáteis, podem te auxiliar tanto na organização de roupas quanto na de objetos em geral.

Qualquer peça pode ser colocada na prateleira, porém damos prioridades para as peças que não couberam podem ser colocadas no cabide como peças de tricot.

Sempre cuide o espaço disponível, um dos pontos negativos de prateleiras são as dimensões dela, pois muitas vezes tem grandes profundidades ou grandes alturas e muitas vezes os dois juntos. A grande profundidade trabalha por você acaba perdendo um espaço valioso no fundo do nicho, que acaba ficando inutilizado.

Não se deve colocar roupas em duas pilhas, neste caso, uma na frente da outra, isso favorece em muito a não utilização das roupas que ficam no fundo, e acabam bagunçando quando você precisa acessa-las. Muitos vezes não existe outra saída, nesses casos use organizadores como caixas que imitem gavetas, assim você pode dobrar e enfileirar igual a uma gaveta. A dica é a mesma quando a altura entre as prateleiras são grandes, pra não fazer grandes pilhas de roupas, que certamente vão tombar ou desmanchar quando fores tirar uma peça, use divisores

Se possível deixe uma prateleira vazia, assim você tem um espaço no armário que pode servir de apoio diário, para colocação dos acessórios que você chega em casa e tira, mas quer usar no dia seguinte, relógios, óculos, bolsas ou até mesmo para a roupa que você tirou mais não quer guardar pois pretende usar novamente em seguida.

 

Para prateleiras temos que tomar cuidado com as altura dela.

  • Prateleiras mais altas devem ser utilizadas para roupas de menos uso.
  • Prateleiras em meia altura são as que estão no nosso acesso diário, instintivamente serão as prateleiras mais usadas, então coloque ali peças de uso diário.
  • Prateleiras baixas devem ser usadas para as praça menos usadas, pois é o local de pior acesso.

 


  

Sapatos

Para os sapato, utilize sempre a parte debaixo do guarda-roupa, seja na parte de baixo do cabideiro, desde que as roupas não fiquem encostando nos sapatos, ou nas prateleiras ou nichos inferiores.

Se você precisa que o sapato fique dentro do armário a principal dica é: Deixe eles sempre limpos antes de guardar. Um pano úmido já ajuda.

De preferência em deixar os sapatos em caixa, pode ser a original, se você está disposta a gastar um pouquinho pode usar com caixas de plástico (transparente, para que você veja o sapato que tem dentro) ou caixas organizadoras especiais para sapatos. Também existe um organizador para você empilhar sapatos, acho ele muito prático para empilhar sapatos sem salto, porem sapatos de salto ocupam um espaço muito grande com ele.

 

Tanto para sapatos quanto pra outras parte dos armário, existe uma infinidade de produtos organizadores que podem te auxiliar a ganhar espaço e deixar o seu guarda-roupas mais organizado. Pesquise e vá investigando aos poucos.

Quer mais dicas de como arrumar o seu armário? Entre no nosso canal no youtube que temos diversos videos sobre dobras que vão te auxiliar na organização.

 

 

 

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Nasci em Florianópolis/SC, 33 anos, casada com o José Vitor e mãe da Ana Rosa. Sou formada em Designer de Interiores e Personal Organizer certificada.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *