Por que precisamos de uma lista mensal de compras?

Acordar e deparar-se com a falta de algum alimento comumente usado logo pela manhã é suficiente para lhe tirar o bom humor. Para que isso não aconteça é preciso organizar-se com a lista de compras.

Na hora de ir as compras é importante atentar-se à toda a lista de alimentos e utensílios para o lar. Além de ajudar a economizar tempo, uma lista de compras bem feita é importante também para controlar o orçamento doméstico.

Quem tem mais tempo, separe um dia por semana para ir ao supermercado. Ao visitar semanalmente um supermercado, é possível você encontrar mais promoções e assim, economizar mais dinheiro. Caso isso não seja possível fixe um dia por mês para fazer suas compras. Quanto a frutas, verduras e legumes, tenha certeza de escolher uma quantidade que acabe antes de estragarem ou que possam ser congelados para durarem mais tempo, dado que são itens que tem validade curta. Saiba também que itens de limpeza comprados tamanho família duram por meses e acabam valendo a pena na hora da economia, assim como outros itens que tem um prazo de validade maior, como óleos, grãos (arroz e feijão), plásticos e papéis.

No dia anterior as compras limpe as prateleiras e as embalagens de mantimentos. Assim quando for guardar a compra, a despensa estará em ordem e limpa.

Faça uma lista por colunas, na primeira marque a quantidade de ingredientes e material de limpeza gastos em um mês em sua casa, e em que embalagem é comprada. Na segunda coluna constam os ingredientes, como o tipo de produto e suas características. E na terceira anote a marca de sua preferência. Como sugestão pode criar uma outra coluna marcando a sequência e a frequência dos meses que necessita de cada produto.

Analisando os produtos e as quantidades

“Eu compro 7 laranjas por semana e faço minhas compras as segundas-feiras. Compro esta quantidade porque se eu comprar a mais, vai sobrar na minha geladeira e pode acabar estragando. Mas tenho conhecidos que compram mais de 10 laranjas por semana e em 4, 5 dias elas já acabam.”

Trabalhar com quantidades é uma questão de ensaio e erro. Em uma semana, você compra dois pés de alface para descobrir que só come um pé por semana sem que ele estrague na geladeira. Compro salsinha, cebolinha, cheiro verde e afins toda semana para temperar minha comida. De 3 em 3 meses compro arroz e feijão, porque duram bastante tempo comigo. Mas até chegar a estas quantidades, eu tive que passar por alface, tomate e outras verduras estragando na minha geladeira, cozinhar feijão em maior quantidade e acabar estragando antes do consumo. Você também vai passar por isso, por mais que não queira. Então vá testando e anotando as quantidades até encontrar aquela que melhor lhe atenderá.

Organize seu espaço

No primeiro mês, compre o estoque todo que você indicou na lista. Depois, arrume os ingredientes nas prateleiras conforme a ordem de sua lista, da seguinte forma:

  • Em uma prateleira, deixe espaço reservado para os alimentos salgados.
  • Em outra, coloque os ingredientes doces e matinais.

Importante

Na hora em que for guardar a compra do mês, deixe os mantimentos que já estavam no armário, posicionados à frente. Desta forma, o consumo dos produtos será feito conforme a data de validade mais recente.

Só deixe na sua despensa as embalagens fechadas e o local trancado, longe do alcance das crianças. O local de estoque só é trancado para não atrapalhar sua organização. Se tiver uma ajudante delegue a ela o controle deste lugar.

Parece horrível ter que trancar os estoques de mantimentos ou material de limpeza, mas a experiência diz que se quer organização não há outra maneira, a não ser que more sozinha. Até seu companheiro vai bagunçar a organização, que precisa ser rígida até se tornar hábito.

Todos os itens que forem sendo abertos devem ser colocados no armário da cozinha.

Materiais de limpeza devem ser guardados em um espaço na lavanderia, separados dos alimentos e também trancados.

Como repor os ingredientes no final do mês

Ajustando as quantidades

Veja as anotações que você ou sua funcionária fez no decorrer do mês para que se ajuste a quantidade de algum ingrediente que terminou antes do final do mês. Aumente esta quantidade na sua lista de compras.

A dica é repor os ingredientes no final do mês, conforme você estabeleceu na sua lista de compras.

Caso você perceba que alguns ingredientes sobram no estoque de mantimentos, diminua sua quantidade.

Depois de alguns meses, as quantidades estarão ajustadas e você não precisará se preocupar pois nenhum alimento vai faltar.

Dicas para fazer as compras

Antes de sair para fazer compras, verifique em casa o que está faltando.

Leve a lista escrita ou no celular, assim você não corre os risco de esquecer alguns itens.

Leve sacolas reutilizáveis e grandes, assim você consegue setorizar as compras já no mercado.

Para não ter surpresas na hora de pagar, anote os preços de cada produto e vá calculando o valor total à medida em que adiciona os itens no carrinho

Não vá ao supermercado com fome ou com pressa, isso pode fazer com que você exagere na compra de alimentos ou deslize nos cuidados com a economia pessoal.

Cuidado com o consumismo e dê prioridade aos itens essenciais.

Mulher, mãe, esposa, organizadora por natureza, personal organizer por escolha e amante da vida. Alegre, divertida, perfeccionista, brava, mãezona... Qualidades e defeitos, vida profissional, vida pessoal.... Assim sou eu....

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *