É chegado o momento de um novo ano começar. Pode ser esta a hora de escolher novas coisas para aprender e fazer. Pode ser a hora de consolidar desejos perseguidos há algum tempo. Talvez queira simplesmente contemplar tudo o que já fez. Independente de como quiser viver este novo ano, é ótimo começa-lo renovado e focado, pronto para cumprir novos objetivos e continuar projetos antigos.

Sugiro que faça um balanço geral do que aconteceu durante o ano, pensando em áreas importantes da nossa vida: amorosa, financeira, social, familiar, profissional, espiritual, saúde e bem-estar. Quais foram às conquistas feitas? Quais os projetos não acabados? O que desejo conquistar? Quando o farei? De que forma? Como conseguirei o tempo e o dinheiro para alcançar esses objetivos? Quem poderá me ajudar?

Após refletir sobre o assunto, anote tudo. Tenha suas metas registradas, com prazos pré-estabelecidos. O fato de você colocar as ideias no papel te deixará mais motivado para cumprir seus objetivos, pois não se tratará mais de uma intenção vaga, mas sim de algo concreto, sério e específico. Não crie metas que sabe que são impossíveis, o importante é ser seletivo e realista para não gerar frustrações. Tente criar estratégias que não sejam impossíveis e sim prazerosas.

Durante o próximo ano tenha a lista dos seus desejos e seu planejamento sempre por perto. Na vida surgem oportunidades de fazermos coisas completamente diferentes, esteja aberto a coisas novas, mas com foco no seu planejamento.

O inicio do ano é a melhor época para adquirir uma agenda, seja ela física ou virtual.  Se organizar desde o inicio é vital para ficar motivado e se sentir no caminho certo, Por isso anote todos os seus compromissos, como dias de reuniões, datas de apresentações de trabalhos, prazos para a entrega de projetos. Uma agenda é importante para causar uma motivadora sensação de que está tudo sob controle.

Para atingir muitos dos nossos objetivos, é preciso realizar um investimento financeiro, que deve ser planejado. É fundamental que controle suas finanças, especificando todas as suas receitas e despesas, da forma mais detalhada possível. Ter uma planilha de gestão, que pode ser Excel ou em alguma plataforma online, por exemplo, è indispensável para conseguir se organizar e planejar futuros investimentos. Só assim você saberá a viabilidade das metas que você traçou.

Para isso, comece o ano formulando uma planilha na qual você insira a relação de todos os seus faturamentos e gastos, por menores que sejam. Não planeje apenas o próximo mês, mas os próximos meses, a fim de ter uma visão em longo prazo. Por fim lembre-se de atualizar sua planilha com frequência: diariamente ou semanalmente, dependendo da sua necessidade.

Uma das coisas mais preciosas que temos na vida é nosso tempo. É interessante pensar nele como um investimento. Então, em que você pretende investir o seu tempo? Enumere tudo o que deseja fazer: estudar mais, praticar mais esportes, ver mais filmes, ler mais livros, passar mais tempo com a família, etc. Assim, você conseguirá ver tudo o que seu tempo vai te permitir fazer e quanto tempo você poderá dedicar a cada uma das suas prioridades.

Pequenas mudanças na rotina muitas vezes ajudam a dar um estimulo para novas ações, como:

  • Destralhe sua casa. Tire tudo que não usa, deixe os espaços mais livres, ajuda a circular uma energia nova.
  • Arrume os armários. Se não usou determinada coisa no ultimo ano, ou usou muito pouco, doe!!
  • Organizar o local de trabalho é mais um passo para organizar as tarefas e conquistar mais produtividade.
  • Organize seus e-mails.
  • Defina prioridades. A relevância de cada tarefa deve ser levada em consideração para o dia, a semana, o mês e o ano organizado.
  • Não se esqueça de fazer a listas de tarefas concluídas, é muito animador.
  • Troque os móveis de lugar e deixe a casa com uma cara nova e mais arejada.
  • Arrume pequenas coisas como: a maçaneta enferrujada, a torneira com defeito, a fechadura quebrada…
  • Aproveite muito seus momentos em família. Brinque com seus filhos, façam passeios em família, namore bastante, o tempo passa muito rápido.
  • Agradeça sempre. Comece agradecendo o ano que passou e o que está começando.
  • Escolha suas metas de acordo com as áreas que você tem mais domínio. É preferível ter menos metas ou áreas cobertas por seu planejamento para que você possa se acostumar com a organização e ter a satisfação de concluir o que quer.
  • Perceba seus próprios sentimentos. Quando algo não dá certo você se irrita? Fica ansioso? Depois que se irrita o que você faz? Os nossos sentimentos são o combustível para nossas ações. Por isso, perceba como você age emocionalmente e as consequências. Ciente disso poderá ter mais controle.
  • Se você tem pensamentos ruins sobre você mesmo, precisa encontrar seu potencial. Baixa autoestima traz procrastinação e culpa, e a culpa é a assassina dos sonhos.
  • O que não der certo precisa ser registrado. Os erros do planejamento de um ano podem ser as metas de melhoria do ano seguinte.
  • Não deixe que sua falta de memória apague suas vitórias. Anote também os pontos positivos do seu planejamento e seus benefícios.
  • Parabenize-se a cada etapa cumprida. Gratifique-se com algo que seja prazeroso e saudável. Sentimentos de gratidão promovem um melhor estado de funcionamento do cérebro.

Pense que este será o melhor ano de sua vida!!!!

“Para você, desejo o sonho realizado. O amor esperado. A esperança renovada. Para você, desejo todas as cores desta vida, todas as alegrias que puder sorrir, todas as musicas que puder emocionar. Para você, neste novo ano, desejo que os amigos sejam mais cúmplices, que sua família esteja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida. Gostaria de lhe desejar tantas coisas… Mas nada seria suficiente…

Então desejo apenas que tenha muitos desejos, desejos grandes. E que eles possam mover você a cada minuto ao rumo da sua felicidade.”

(Carlos Drummond de Andrade)

Sou Tilda Cinque fes parte da nossa equipe até setembro de 2017.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *